Como limpar o aparelho móvel e evitar o mau cheiro?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira o passo a passo de como limpar o seu dispositivo móvel e outros cuidados necessários para sua manutenção e conservação

Todos que usam ou já usaram aparelhos ortodônticos sabem da importância de manter a saúde bucal para evitar doenças durante o tratamento. Mas uma dúvida comum sobre o assunto é: como limpar o aparelho móvel?

O dentista é o profissional ideal para te ajudar e responder como limpar o aparelho móvel, mas neste artigos vamos listar algumas dicas que também podem ajudar no processo.

Como limpar o aparelho móvel? O primeiro passo é separar uma escova de dentes com cerdas macias para usar durante a higienização. Também pode ser usado um pouco de pasta de dente para garantir a limpeza.

Importância de Manter o Aparelho Móvel Sempre Limpo

A limpeza do aparelho móvel é um dos cuidados mais importantes exigidos ao usuário desse dispositivo.

Afinal, o acúmulo de saliva e bactérias no aparelho, além de prejudicar os próprios dentes e gengivas, também pode causar cheiros desagradáveis. Assim, saber como limpar o aparelho móvel é indispensável para sua saúde bucal.

A depender da orientação do dentista, pode haver diversas respostas à pergunta “como limpar o aparelho móvel?”.

No entanto, a limpeza mais comum e recomendada é a que utiliza a tradicional escova de dentes.

Em síntese, limpar o aparelho móvel significa remover as bactérias e microrganismos presentes no dispositivo que podem proliferar no ambiente oral, constituindo o equilíbrio da flora bucal e garantindo uma boca mais saudável.

Qual o Objetivo do Aparelho Móvel?

O uso do aparelho móvel tem objetivos diferentes a depender do caso específico de cada usuário. De forma geral, defini-se como um mantenedor de espaços no ambiente bucal.

Esse dispositivo pode servir como contenção ao final de um tratamento ortodôntico ativo, com o intuito de realizar a manutenção dos resultados obtidos e consolidar a posição recém-adquirida dos dentes, por exemplo.

Pode ser utilizado, também, para corrigir o desenvolvimento inadequado de mandíbulas em crianças.

Sendo usado como guia de crescimento, colaborando para o desenvolvimento bucal ósseo correto, evitando, muitas vezes, o uso da aparelhagem fixa no futuro.

Além disso, pode ser empregado para expandir o maxilar atrésico (maxilas estreitas) e regular funções específicas da boca, como engolir, mastigar e respirar.

Em qualquer que seja o caso e necessidade do paciente, apenas um dentista ou ortodontista poderá definir o tratamento necessário, o formato e maneira de uso para cada um.

Como Fazer a Limpeza do Aparelho Móvel?

Sabida a importância do uso do aparelho móvel e a necessidade de manutenção e cuidados com sua limpeza, vamos aprender agora quais métodos podem ser utilizados para realizar uma higienização adequada do dispositivo.

Usando a Escova de Dentes

A limpeza diária deve ser realizada com a própria escova dental. Caso sinta necessidade, o usuário pode utilizar, também, um pouco de creme dental.

Porém, sem exageros, já que o creme dental pode ser muito abrasivo, tirando o polimento e brilho do dispositivo. Uma alternativa para substituir o uso do creme é a utilização de um pouquinho de detergente ou sabão neutro.

Confira a seguir o passo a passo:

  1. Limpar o aparelho móvel logo após retirá-lo da boca;
  2. Aplicar uma pequena quantidade de creme dental, detergente ou sabão neutro na escova de dentes ou diretamente no dispositivo;
  3. Realize movimentos leves com a escova de dentes para não deformar o aparelho, cuidando para que todas as áreas do dispositivo sejam limpas;
  4. Para enxaguar, utilize sempre água fria;
  5. Se for possível, deixe seu dispositivo imerso em solução antisséptico bucal por cerca de 30 minutos, durante, pelo menos, 1 vez na semana. Prefira a soluções com menos corante, para evitar a alteração da cor do dispositivo.

Métodos de Limpeza Profunda do Dispositivo Móvel

Consciente da limpeza diária é essencial do aparelho móvel, saiba que existem, também, outros métodos de higienização que podem conferir uma limpeza mais profunda ao dispositivo. Conheça a seguir:

  • Faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água destilada e utilize-a para limpar seu aparelho móvel, com o auxilio da escova de dentes, enxaguando em seguida;
  • Deixe o dispositivo imerso em vinagre de dois a cinco minutos, esfregando levemente, após atingido o tempo, com uma escova de dentes. Em seguida, enxague;
  • Mantenha o aparelho imerso em limpador de dentaduras de 15 a 20 minutos, usando a escova de dentes, posteriormente, para auxiliar na limpeza. Em seguida, enxague.

Como Tirar o Mau Cheiro do Meu Aparelho Móvel?

Talvez, um dos motivos que te tenha feito chegar até esse artigo foi a observação de mau cheiro presente no seu aparelho móvel.

Portanto, saiba que esse cheiro ruim encontrado no seu dispositivo pode ter relação direta com o acúmulo de bactérias e saliva instalados no aparelho.

Esse tipo de situação pode ser decorrente de uma limpeza ineficiente ou de uma demora para realizar sua higienização ao retirá-lo da boca.

Sendo, muitas vezes, até mesmo guardado sem que esteja devidamente limpo.

Assim, tirar o mau cheiro do seu aparelho móvel pode exigir uma limpeza mais profunda, como as que citamos o tópico anterior.

A chave para manter e conservar o dispositivo livre de mau odores é sua limpeza correta e instantânea, sempre em seguida a sua retira do ambiente oral.

Outros Cuidados

A limpeza do aparelho móvel não é o único cuidado exigido ao seu usuário, já que seu uso demanda, ainda, outras atenções e precauções essenciais para sua conservação. Confira quais são elas:

  1. Consultas regulares ao dentista: são sempre necessárias para orientação do paciente quanto a limpeza e uso correto, além de conferir o progresso do tratamento;
  2. Evitar bebidas quentes: de forma geral, a única bebida que pode ser consumida com o aparelho móvel é a água, porém, as bebidas quentes em especial, possuem grande potencial para deformar o dispositivo;
  3. Cuidados para não perder o dispositivo: ao retirar e higienizar o aparelho móvel, sempre guarde-o em estojo próprio;

Agora que você já sabe como limpar o aparelho móvel e evitar o mau cheiro, confira mais dicas e orientações sobre a utilização do aparelho móvel.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!