Como cuidar dos dentes? Veja algumas dicas simples

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Higienizar a boca é a melhor forma de manter seus dentes saudáveis

É importante que, desde pequenos, as pessoas tenham conhecimentos sobre a importância da saúde bucal e saibam como cuidar dos dentes.

Contudo, ainda existem muitas dúvidas sobre como cuidar dos dentes e quais são as melhores práticas e ações para evitar problemas bucais. Além disso, muitos negligenciam as idas constantes ao dentista.

Aprenda como cuidar dos dentes em passos simples e eficazes neste artigo. Conheça os detalhes de cada ação rotineira que pode prevenir doenças na cavidade bucal.

Mantenha uma boa higiene oral!

Quais são as melhores dicas de saúde bucal?

A maioria dos problemas odontológicos é causada pelo acúmulo de bactérias em nossa cavidade oral.

Para evitar a proliferação desses microrganismos nocivos, é importante preservar a saúde dos dentes e da boca como um todo, higienizando-os da melhor maneira possível.

As principais dicas de saúde bucal são:

  • Escove os dentes ao menos três vezes por dia. Assim, não esqueça dos momentos após as refeições e antes de dormir;
  • Ao higienizar a boca, escolha escovas dentais que contem com cerdas macias. Isso porque as escovas com cerdas duras podem causar danos para os dentes, sendo o principal deles o desgaste do esmalte dentário;
  • Realize movimentos leves e circulares durante a escovação;
  • Complemente a escovação usando o fio dental com movimentos leves e cuidados. Esse produto é uma boa ferramenta para retirar restos de alimentos e placa bacteriana que se mantiveram acumulados mesmo após a escovação;
  • Finalize a limpeza oral com o uso de enxaguantes bucais adequados. Eles atuam no controle químico da placa bacteriana;
  • Além disso, não esqueça de realizar visitar periódicas ao médico dentista. Além de dar outras dicas de como cuidar bem dos dentes, o profissional irá analisar a qualidade de sua saúde bucal. Assim, se for diagnosticado algum problema odontológico, o tratamento poderá ser iniciado o mais rápido possível.

Mantenha uma alimentação saudável!

Cuidar dos dentes evita problemas odontológicos

Para cuidar dos dentes, é muito importante também prestar atenção nas comidas que consumimos durante nossas refeições.

Isso porque os alimentos entram contato direto com os elementos da arcada dentária, e fatores como o excesso de açúcar podem trazer grandes malefícios.

O principal risco é o desenvolvimento de cáries dentárias, que nada mais são que lesões estruturais geradas pela ação de bactérias na cavidade oral.

Além disso, a ingestão de certos nutrientes e vitaminas é crucial para manter a vitalidade dos dentes e de outras estruturas da boca. Desse modo, busque o consumo de:

  • Leite e produtos derivados, que contém grande quantidade de cálcio e, consequentemente, dão força aos dentes;
  • Alimentos com grandes quantidades de fibras, como algumas frutas, verduras e cereais. As fibras entram em contato com os dentes e, assim, auxiliam na retirada da placa bacteriana;
  • Hortaliças, como a couve e a rúcula, pois elas ajudam a reforçar a proteção contra a cárie dentária.
  • Leguminosas, como milho, feijão e ervilha, que são ricas em fósforo, o que as torna essenciais para a saúde das gengivas;
  • Alguns óleos e gorduras também estão na lista de alimentos essenciais para os dentes. Essas substâncias formam uma película ao redor dos dentes, que impede a fixação e o acúmulo de bactérias.

Outra dica interessante é aumentar o consumo de água. Esse líquido tão importante para nossas vidas também é fundamental para a saúde dos dentes.

Isso porque ele mantém a mineralização do esmalte dentário, além de estimular a produção de saliva e auxiliar na limpeza dos dentes.

Agora que você já conferiu as melhores dicas de como cuidar dos dentes, não esqueça de colocá-las em prática!

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.