Cirrose Hepática pode ser identificada por um dentista

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Sintomas, tratamento e como a odontologia lida com a doença

Em países europeus, a cirrose hepática é a principal causa de transplantes de fígados e responsável por uma alta porcentagem de mortes.

Por ser uma doença consideravelmente silenciosa, a cirrose hepática torna-se ainda mais perigosa. Afinal, a falta de sintomas e sinais pode atrasar o diagnóstico.

Cirrose hepática é um conjunto de inflamações progressivas no fígado, podendo causar uma falência total do órgão.

Os Principais Sintomas da Cirrose Hepática

Alguns sinais podem significar sintomas de Cirrose. São eles:

  • Emagrecimento;
  • Fraqueza;
  • Inchaço no abdômen;
  • Mau hálito intenso;
  • Nódulos amarelos pelo corpo (principalmente próximos aos olhos);
  • Pele amarelada;
  • Perda de apetite;
  • Queda intensa de cabelo;
  • Presença de sangue em vômitos e tosse.

Medidas Preventivas

Mudanças de hábito básicas como manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios, é um ótimo começo para a prevenção da cirrose.

A gordura no fígado, também conhecida por Esteatose Hepática, é algo comum entre pacientes com sobrepeso.

Mas o perigo existe porque a doença pode se desenvolver para um fígado com cirrose ou até mesmo um câncer.

Logo, evitar uma dieta rica em gorduras, a automedicação e principalmente o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, também é fundamental.

Da mesma forma, é imprescindível que a vacina para proteger-se do vírus das hepatites esteja em dia.

Realizando o Diagnóstico da Cirrose

Normalmente, o gastro e o hepatologista são os profissionais da saúde procurados e indicados quando os sinais apresentados são de cirrose.

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que, através de uma consulta de rotina, o dentista também pode identificar a doença.

Posteriormente ao diagnóstico, biópsias podem ser necessárias com frequência para que uma análise mais aprofundada do tecido do Fígado seja feita.

Relação da Cirrose Hepática com a Odontologia

Pacientes diagnosticados com cirrose, devem dar atenção especial a sua saúde bucal. É importante estar ciente de que a cirrose na odontologia é levada a sério.

Em pacientes portadores da cirrose e que apresentam uma grave periodontite, é notado um aumento considerável no risco de mortalidade.

Dessa forma, uma simples ida ao dentista pode identificar importantes sinais, tais como bolhas na boca, aparecimento de placas, erosões.

Outras manifestações bucais que podem surgir são no céu da boca e na região embaixo da língua – ambos ficam esbranquiçados.

A halitose, conhecida como odor hepático, também é possível de ser identificada uma vez que o paciente está sendo examinado.

Tratamento da Cirrose Hepática

Após o diagnóstico da doença, acima de tudo, deve-se impedir que o cenário piore e a cirrose se alastre e agrave.

Dessa forma, é fundamental que o médico identifique rapidamente a principal causa do problema, conseguindo impedir que a agressão continue.

Alguns medicamentos podem ser receitados a fim de poupar o fígado de mais irritações. Com isso, os exames se tornam indispensáveis para acompanhamento do quadro.

Em casos mais graves, o transplante de fígado pode ser a última saída. Portanto, o paciente deve ser colocado na fila de transplantes rapidamente em busca de um doador.

No entanto, os médicos se esforçam ao máximo para que não seja necessário usar dessa última opção. Por isso, quanto mais rápido a detecção da cirrose hepática acontece, maiores as chances de cura.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!