Auditoria odontológica é fundamental em planos odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda quais são as principais funções de um auditor odontológico e sua importância

Alguma vez na vida você já se pegou pensando sobre a importância de um plano odontológico? Eles são fundamentais, e para que funcionem corretamente, é necessário que seja realizada a auditoria odontológica.

Com o enorme crescimento de pessoas com planos exclusivamente odontológicos no Brasil, uma nova possibilidade foi aberta aos cirurgiões-dentistas: trabalhar em uma auditoria odontológica.

Auditoria Odontológica é uma atividade de assessoramento, voltada à qualidade nas ações de saúde praticada pelos prestadores de serviços dos planos odontológicos.

Para isso, são observados os aspectos quantitativos e qualitativos, analisando a fidelidade do cumprimento de preceitos éticos e legais ligados à área.

Atribuições da auditoria odontológica

Dentre as principais funções do dentista auditor estão:

  • Análise do plano de tratamento proposto pelo cirurgião-dentista credenciado;
  • Acompanhamento e a análise da documentação odontológica específica de cada caso verificando sua consistência, indicação e ocasião da realização do tratamento;
  • Conferir a adequação e o cumprimento dos requisitos acadêmicos dos procedimentos feitos;
  • Verificar se os procedimentos realizados se adequam aos autorizados pela operadora.

É fundamental que o auditor observe todos estes quesitos, sempre visando compatibilizar a preservação da saúde dental e sistêmica do paciente com o que de melhor o plano possa oferecer.

Além disso, caso o paciente possua alguma dúvida em relação ao planejamento traçado pelo dentista que atende o beneficiário, o problema deve ser discutido com o auditor odontológico.

Como se tornar um auditor odontológico

Antes de qualquer coisa, é necessário dizer que as habilidades de comunicação e de negociação deste profissional devem ser aprimoradas.

Isso porque na auditoria odontológica, a interação com pacientes, com especialistas de ponta e com outros colegas de profissão é muito maior.

Também é necessária a realização de um curso de auditoria odontológica para poder exercer a profissão. Geralmente o curso dura entre 4 e 6 meses. Nele, o aluno irá aprender conceitos sobre:

  • Saúde suplementar;
  • Bioética;
  • Auditoria analítica;
  • Gestão da qualidade em odontologia;
  • Legislação, regulação e normatização da saúde suplementar;
  • Ações de auditoria.

Além disso, profissionais especializados em odontologia do trabalho também podem ocupar cargos na área. O único requisito é o dinamismo e rapidez na aprendizagem e o conhecimento em softwares de produtividade.

Estes profissionais também devem estar inteirados sobre as novidades em procedimentos e técnicas odontológicas.

Conhecer a legislação da área, ter conhecimentos básicos de estatística e gestão empresarial também é necessário. Isso serve para fazer o controle e a previsão do mercado e saber transmitir estes dados à diretoria da empresa.

Importância da auditoria odontológica

O auditor odontológico tem como principal objetivo educar e não simplesmente fiscalizar ou punir a rede credenciada. Esta é a forma mais eficiente de minimizar possíveis erros.

Assim, é possível que a organização alcance seus objetivos e possa crescer. Além disso, ele atua como uma espécie de fiscal, indicando a administração de que as atividades estão sendo feitas conforme as metas estabelecidas.

A auditoria odontológica é fundamental para que que a empresa consiga melhorar seus processos adquirindo confiabilidade a sua marca e credibilidade com seus clientes.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!