Odontologia suplementar aumenta qualidade da saúde bucal no Brasil

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda a relevância do serviço para a população de nosso país

Com certeza você já deve ter ouvido dizer que a saúde começa pela boca. E esta é a mais pura verdade! Por isso, atribuímos tamanha importância à odontologia suplementar.

É possível dizer que a atuação da odontologia suplementar é um fator extremamente notável a melhoria e acesso da saúde bucal pela população.

Odontologia suplementar engloba todas as operação realizadas por planos e seguros privados de assistência médica à saúde bucal.

O interessante é que de alguns anos para cá, a demanda por planos exclusivamente odontológicos vem crescendo bastante no Brasil.

Assim, é possível dizer que os planos odontológicos estão em alta em nosso país. Neste artigo iremos entender um pouco mais sobre todas as questões englobadas pela odontologia suplementar.

Saúde Suplementar e Odontologia Suplementar

Para entender o que é a odontologia suplementar, o primeiro passo é compreender o que é a saúde suplementar.

Trata-se de uma vertente da saúde que envolve qualquer atividade de assistência médica privada. Logo, é estipulado um custo para este tipo de serviço.

Toda a operação é regulamentada pelo poder público. Em nosso país, ele é representado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANSS.

Caminhando lado a lado com a saúde suplementar, observamos a odontologia suplementar. Em resumo, essa área é representada pelos planos odontológicos oferecidos pelas operadoras em todo território nacional.

O serviço é extremamente relevante pelo fato de abranger todo o Brasil, podendo auxiliar diversas pessoas e proporcionar sorrisos mais saudáveis e bonitos.

Planos Odontológicos

Os planos odontológicos são programas de assistência que possuem o objetivo principal de compartilhar o valor total de um procedimento dentário.

Dependendo do tipo plano, ele poderá cobrir até mesmo mais da metade do custo total do processo. Assim, ele beneficia seus aderidos.

O que mais pesa para as pessoas na hora de procurar um plano desses é a relação custo-benefício, já que muitos procedimentos acabam ficando muito mais em conta.

Além disso, existem outros quesitos analisados pelos clientes na hora de selecionar o melhor plano de saúde para eles, como:

  • Para quantas pessoas o plano dentário fará a cobertura;
  • A média de vezes você vai ao seu dentista;
  • Qual o valor médio dos procedimentos que você normalmente realizada;
  • Quais procedimentos o plano cobre;
  • Qual o custo do plano dental;
  • Se o plano foi indicado por pessoas de confiança;
  • Se o plano exige uma autorização prévia antes da realização de qualquer procedimento;
  • Se procedimentos estéticos são aceitos no plano;
  • Avaliações disponíveis sobre os planos odontológicos;
  • Se eles estão registradas e ativas na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);
  • Qual a abrangência geográfica do plano;
  • Qual o período de carência.

Odontologia suplementar auxilia em quais procedimentos?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, está na hora de compreender a relação entre odontologia suplementar e saúde.

Para isso, é necessário observar em quais procedimentos a odontologia suplementar pode te ajudar. Em outras palavras, citaremos aqui os principais tratamentos cobertos pelos planos de saúde, sendo eles:

É interessante ressaltar que as atividades realizadas pela odontologia suplementar variam bastante, dependendo da operadora que fornece o serviço. Entretanto, um é fato que ela possui papel fundamental no aumento da qualidade da saúde bucal em nosso país.

Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.