Entenda quais são as principais funções de um auditor odontológico e sua importância
Alguma vez na vida você já se pegou pensando sobre a importância de um plano odontológico? Eles são fundamentais, e para que funcionem corretamente, é necessário que seja realizada a auditoria odontológica.
Com o enorme crescimento de pessoas com planos exclusivamente odontológicos no Brasil, uma nova possibilidade foi aberta aos cirurgiões-dentistas: trabalhar em uma auditoria odontológica.
Auditoria Odontológica é uma atividade de assessoramento, voltada à qualidade nas ações de saúde praticada pelos prestadores de serviços dos planos odontológicos.
Para isso, são observados os aspectos quantitativos e qualitativos, analisando a fidelidade do cumprimento de preceitos éticos e legais ligados à área.
Atribuições da auditoria odontológica
Dentre as principais funções do dentista auditor estão:
- Análise do plano de tratamento proposto pelo cirurgião-dentista credenciado;
- Acompanhamento e a análise da documentação odontológica específica de cada caso verificando sua consistência, indicação e ocasião da realização do tratamento;
- Conferir a adequação e o cumprimento dos requisitos acadêmicos dos procedimentos feitos;
- Verificar se os procedimentos realizados se adequam aos autorizados pela operadora.
É fundamental que o auditor observe todos estes quesitos, sempre visando compatibilizar a preservação da saúde dental e sistêmica do paciente com o que de melhor o plano possa oferecer.
Além disso, caso o paciente possua alguma dúvida em relação ao planejamento traçado pelo dentista que atende o beneficiário, o problema deve ser discutido com o auditor odontológico.
Como se tornar um auditor odontológico
Antes de qualquer coisa, é necessário dizer que as habilidades de comunicação e de negociação deste profissional devem ser aprimoradas.
Isso porque na auditoria odontológica, a interação com pacientes, com especialistas de ponta e com outros colegas de profissão é muito maior.
Também é necessária a realização de um curso de auditoria odontológica para poder exercer a profissão. Geralmente o curso dura entre 4 e 6 meses. Nele, o aluno irá aprender conceitos sobre:
- Saúde suplementar;
- Bioética;
- Auditoria analítica;
- Gestão da qualidade em odontologia;
- Legislação, regulação e normatização da saúde suplementar;
- Ações de auditoria.
Além disso, profissionais especializados em odontologia do trabalho também podem ocupar cargos na área. O único requisito é o dinamismo e rapidez na aprendizagem e o conhecimento em softwares de produtividade.
Estes profissionais também devem estar inteirados sobre as novidades em procedimentos e técnicas odontológicas.
Conhecer a legislação da área, ter conhecimentos básicos de estatística e gestão empresarial também é necessário. Isso serve para fazer o controle e a previsão do mercado e saber transmitir estes dados à diretoria da empresa.
Importância da auditoria odontológica
O auditor odontológico tem como principal objetivo educar e não simplesmente fiscalizar ou punir a rede credenciada. Esta é a forma mais eficiente de minimizar possíveis erros.
Assim, é possível que a organização alcance seus objetivos e possa crescer. Além disso, ele atua como uma espécie de fiscal, indicando a administração de que as atividades estão sendo feitas conforme as metas estabelecidas.
A auditoria odontológica é fundamental para que que a empresa consiga melhorar seus processos adquirindo confiabilidade a sua marca e credibilidade com seus clientes.