Muitas pessoas se incomodam com o efeito metálico causado pelos aparelhos ortodônticos comuns.
Corrigir dentes desalinhados aumenta a qualidade de vida de qualquer pessoa. Com o avanço da tecnologia, opções de aparelho estético surgiram no mercado odontológico.
O aparelho estético é ideal para os pacientes que se sentem incomodados com a interferência feita no sorriso pelo tratamento ortodôntico.
O aparelho estético possibilita a correção do alinhamento dos dentes sem a aparência desagradável dos aparelhos ortodônticos comuns.
Tipos de aparelho estético
Aparelhos com braquetes estéticos
A diferença desse tipo de aparelho ortodôntico estético para os comuns está nos braquetes. Os chamados braquetes estéticos são feitos de materiais que se assemelham à transparência.
Eles são do mesmo formato e têm a mesma função que os braquetes tradicionais, geralmente feitos em metal.
Desse modo, os braquetes estéticos podem ser feitos em:
- Cerâmica ou porcelana – esses braquetes contam com um tom esbranquiçado que se assemelha à coloração natural dos dentes. Além disso, são mais resistentes quando comparados aos outros tipos de braquetes estéticos e até mesmo aos feitos em metal. Entre outras de suas vantagens estão a boa aderência aos dentes e o fato de não manchar com o consumo de alimentos.
- Policarbonato – esses braquetes são feitos em resina que, assim como a porcelana, se assemelha ao branco dos dentes. Quando comparado aos outros tipos, os braquetes em policarbonato são mais baratos e maiores. Contudo, entre seus pontos negativos, pode ser citada a falta de resistência. Ainda, os braquetes de policarbonato podem manchar com o tempo, principalmente em casos de pessoas que tomam muito café ou refrigerantes, por exemplo.
- Safira – o aparelho estético em safira conta com braquetes transparentes feitos em porcelana monocristalina. Ele são tão eficientes e resistentes quanto os braquetes metálicos, tradicionalmente utilizados. Sua principal vantagem se encontra justamente no fato de ser transparente, se adaptando com facilidade ao sorriso. É importante ressaltar que, dependendo do material escolhido para o aparelho com braquetes estéticos, ele pode ser menos durável ou resistente.
Aparelho lingual
O aparelho lingual é um tipo de aparelho fixo estético. Ele fica posicionado na parte de trás dos dentes, mantendo braquetes e fios ortodônticos totalmente escondidos.
Desse modo, o tratamento ortodôntico não causa nenhuma interferência estética para o paciente, mesmo quando ele ri ou fala.
Apesar disso, seu funcionamento é o mesmo de um aparelho ortodôntico comum. Inclusive, em alguns casos, o uso de aparelho lingual pode até mesmo acelerar o tempo de tratamento.
Ao contrário do que muitos podem pensar, a posição diferenciada do aparelho não gera dor ou machucados na boca do paciente, podendo ocorrer apenas um incômodo inicial.
Aparelho autoligado
O aparelho autoligado é outro tipo de aparelho fixo que tem como uma de suas vantagens a função estética.
Isso porque ele não conta com as famosas borrachinhas, que funcionam prendendo o fio ortodôntico ao braquete do aparelho.
Nos casos do aparelho estético autoligado, a ligação é feita pelo próprio braquete, eliminado a necessidade do elástico que causa efeito negativo da estética bucal do paciente.
Alinhador transparente
O aparelho transparente, também conhecido como alinhador invisível, atua na correção de imperfeições na arcada dentária.
Ele é feito em materiais como o acetato transparente, ficando imperceptível na boca do paciente. Contudo, essa técnica não é fixa. Desse modo, as placas cobrem os dentes e proporcionam conforto para o paciente.
Ainda, não representa um incômodo para a bochecha, lábio ou língua.
Desse modo, são variadas as opções de aparelho estético para aqueles pacientes que se incomodam com o famoso sorriso metálico. Consulte o seu dentista para conferir qual método é o mais adequado para você.