Antroposofia aplicada à odontologia: entenda o conceito

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

É possível encontrar uma série de filosofias, ciências e técnicas que podem ser aplicadas na odontologia

Existem várias ciências que podem ser aplicadas na odontologia e agregam novos conceitos para a prática focando no bem-estar dos pacientes. A antroposofia é um desses exemplos.

Por isso, nesse artigo, vamos apresentar a antroposofia. O que é? Quais pensamentos a caracterizam? Qual sua relação com a saúde bucal?

A antroposofia é um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo. Foi criada pelo austríaco Rudolf Steiner que buscava ampliar o conhecimento obtido pelo método científico convencional, assim como a sua aplicação.

Os pensamentos da antroposofia

Os estudos da antroposofia se baseiam em uma série de pensamentos e ideais. São eles que a diferenciam de outras linhas da ciência e da filosofia.

Reunimos aqui as principais características do pensamento de Steiner. Confira:

  • Abrangência: os estudos cobrem toda a vida humana e a natureza. Assim, sua aplicação se dá em praticamente todas as áreas da vida. A mais popular dessas realizações práticas é a Pedagogia Waldorf;
  • Espiritualismo: para a antroposofia existe uma espécie de substância espiritual, que não é física. No entanto, ela é a origem de tudo que é físico;
  • Antropocentrismo;
  • Desenvolvimento de órgãos de percepção supra-sensorial: uma forma de entender, sentir e cuidar do lado espiritual do ser humano;
  • Desenvolvimento da consciência, da auto-consciência, da individualidade e da liberdade;
  • Cosmovisão aberta: tudo o que foi escrito e dito por  Steiner está publicado, não existindo “segredos e ocultismos” em seu pensamento;
  • Renovação da pesquisa científica: o pensamento mostra como ampliar a pesquisa científica tornando-a mais humana e mais coerente com a natureza;
  • Desenvolvimento moral.

Odontologia Antroposófica

Essa área da odontologia é chamada, oficialmente, de Odontologia Integral Antroposófica (OIA).

Isso porque a abordagem se utiliza da interdisciplinaridade e interpretação analítica, além da visão sistêmica baseada nos conceitos da antroposofia e no método de Goethe.

Com esse embasamento, os tratamentos visam tratar além de um problema bucal pontual. O dentista antroposófico irá cuidar do problema desde as suas origens até suas relações físico-anímico-espirituais.

Salutogênese

A odontologia antroposófica se baseia na salutogênese para os seus tratamentos. Algumas das técnicas e dos procedimentos utilizados são:

  • Terapias externas;
  • Euritmia;
  • Terapia artística;
  • Uso de medicamentos naturais;
  • Entre outras técnicas e procedimentos.

A antroposofia como prevenção

Podemos entender a antroposofia na odontologia como uma conduta terapêutica que pode ser aplicada desde os primeiros meses de vida.

Isso porque muitos dos tratamentos aplicados são preventivos e visam aumentar a imunidade do paciente. Com isso, o paciente não terá casos de patologias inflamatórias ou degenerativas.

A prevenção abrange desde o caso mais comum das cáries, até contra as disfunções do aparelho mastigatório, questões que são consideradas de âmbito orgânico e psico-afetivo.

Técnicas convencionais e antroposóficas

O uso das técnicas tradicionais não são completamente descartadas pela odontologia antroposófica. No entanto, alguns procedimentos são alterados ou os medicamentos usados são substituídos por remédios de origem natural.

Gostou de conhecer mais sobre a antroposofia? Você pode conhecer mais sobre esse pensamento e suas técnicas nos cursos especializados!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.