DENTISTAS

Uso da terapia floral em atendimentos odontológicos

Uso da terapia floral em atendimentos odontológicos

Que tal incluir essências florais no atendimento odontológico?

Na odontologia integrativa, o atendimento é humanizado e o tratamento é sistêmico, considerando todos os aspectos físicos e emocionais do paciente. Por isso, o uso da terapia floral é uma das alternativas dentro desse conceito.

Conhecida há mais de 70 anos, a terapia floral teve como precursor o Dr. Edward Bach, médico convencional em Londres e importante bacteriologista. Mas só recentemente vem sendo adotada na odontologia.

Terapia floral consiste no uso das essências conscienciais como procedimento terapêutico. Essências florais são soluções aquosas geralmente preparadas a partir de flores e que também podem ser conter cristais, animais e outros campos vibracionais.

O principal objetivo da terapia floral de Bach é o equilíbrio das emoções. Ela pode ser usado para lidar com sentimentos conflitantes, insatisfações, incertezas e inseguranças, raiva, e também por dentistas nos consultórios.

A terapia floral é reconhecida em mais de 50 países, é aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, desde 1956, considerada como terapia complementar.

Diferente dos fitoterápicos e medicamentos homeopáticos, as essências vibracionais não contém substâncias medicinais extraídas das plantas.

Portanto, não produz interações medicamentosa e não tem contraindicações. A terapia floral pode ser usada em qualquer pessoa, mesmo mulheres grávidas, jovens, crianças, adultos e idosos.

Terapia Floral e Odontologia

Uso da terapia floral na odontologia

É bastante comum dentistas receberem pacientes em seus consultório odontológico receosos ou até mesmo com medo dos tratamentos que estão por vir. Esse pavor pode prejudicar – e muito! – o atendimento.

Já foi comprovado pela ciência que as emoções impactam diretamente no corpo humano. É justamente por causa disso que a terapia floral pode ser uma ótima aliada dos dentistas.

Essa terapia alternativa torna o tratamento odontológico mais agradável, suave e provoca um certo relaxamento físico. Ela permite que os procedimentos ocorram de maneira mais fluída, e portanto, mais eficaz.

E por que mais eficaz? O estresse interfere na cicatrização, na anestesia, na respiração, e por isso, o uso da terapia floral auxilia e contribui para o sucesso dos tratamentos.

Os florais desenvolvem coragem e ajudam a resgatar a confiança e a tranquilidade na consulta. Os tipo de medo também irão interferir no tipo de essência mais adequada para cada paciente.

Existem vários tipos de medos, por isso o uso de florais diferentes.

Por exemplo, há pessoas que tem apenas medo dos tratamentos e outros que passaram por traumas que levam o pânico ao pensar nas consultas com dentistas.

Desse modo, o especialista deve considerar todas essas questões antes de recomendar o uso das gotas de floral.

Confira alguns dos principais benefícios do uso de essências florais na odontologia:

  • Torna a relação com o paciente mais humana;
  • Deixa o paciente mais receptivo ao tratamento odontológico;
  • Melhora o atendimento e tratamentos de pacientes inquietos e ansiosos;
  • Amplia a atuação do profissional no mercado e também na academia;
  • Cumpre rigorosamente a definição de saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS) que define um atendimento centrado no ser humano, além do biológico.

Liberação dos florais pelo CFO

Essência floral em consultas com o dentista

Em junho de 2008, o Conselho Federal de Odontologia regulamento 6 práticas integrativas, dentre elas o uso de florais no atendimento odontológico.

Se você se interessou pela prática, procure um dentista especialista em terapia floral. Ou se é um dentista e quer incluir no seu consultório, busque cursos profissionalizantes e especializações.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também