Uso da terapia floral em atendimentos odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Que tal incluir essências florais no atendimento odontológico?

Na odontologia integrativa, o atendimento é humanizado e o tratamento é sistêmico, considerando todos os aspectos físicos e emocionais do paciente. Por isso, o uso da terapia floral é uma das alternativas dentro desse conceito.

Conhecida há mais de 70 anos, a terapia floral teve como precursor o Dr. Edward Bach, médico convencional em Londres e importante bacteriologista. Mas só recentemente vem sendo adotada na odontologia.

Terapia floral consiste no uso das essências conscienciais como procedimento terapêutico. Essências florais são soluções aquosas geralmente preparadas a partir de flores e que também podem ser conter cristais, animais e outros campos vibracionais.

O principal objetivo da terapia floral de Bach é o equilíbrio das emoções. Ela pode ser usado para lidar com sentimentos conflitantes, insatisfações, incertezas e inseguranças, raiva, e também por dentistas nos consultórios.

A terapia floral é reconhecida em mais de 50 países, é aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, desde 1956, considerada como terapia complementar.

Diferente dos fitoterápicos e medicamentos homeopáticos, as essências vibracionais não contém substâncias medicinais extraídas das plantas.

Portanto, não produz interações medicamentosa e não tem contraindicações. A terapia floral pode ser usada em qualquer pessoa, mesmo mulheres grávidas, jovens, crianças, adultos e idosos.

Terapia Floral e Odontologia

Uso da terapia floral na odontologia

É bastante comum dentistas receberem pacientes em seus consultório odontológico receosos ou até mesmo com medo dos tratamentos que estão por vir. Esse pavor pode prejudicar – e muito! – o atendimento.

Já foi comprovado pela ciência que as emoções impactam diretamente no corpo humano. É justamente por causa disso que a terapia floral pode ser uma ótima aliada dos dentistas.

Essa terapia alternativa torna o tratamento odontológico mais agradável, suave e provoca um certo relaxamento físico. Ela permite que os procedimentos ocorram de maneira mais fluída, e portanto, mais eficaz.

E por que mais eficaz? O estresse interfere na cicatrização, na anestesia, na respiração, e por isso, o uso da terapia floral auxilia e contribui para o sucesso dos tratamentos.

Os florais desenvolvem coragem e ajudam a resgatar a confiança e a tranquilidade na consulta. Os tipo de medo também irão interferir no tipo de essência mais adequada para cada paciente.

Existem vários tipos de medos, por isso o uso de florais diferentes.

Por exemplo, há pessoas que tem apenas medo dos tratamentos e outros que passaram por traumas que levam o pânico ao pensar nas consultas com dentistas.

Desse modo, o especialista deve considerar todas essas questões antes de recomendar o uso das gotas de floral.

Confira alguns dos principais benefícios do uso de essências florais na odontologia:

  • Torna a relação com o paciente mais humana;
  • Deixa o paciente mais receptivo ao tratamento odontológico;
  • Melhora o atendimento e tratamentos de pacientes inquietos e ansiosos;
  • Amplia a atuação do profissional no mercado e também na academia;
  • Cumpre rigorosamente a definição de saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS) que define um atendimento centrado no ser humano, além do biológico.

Liberação dos florais pelo CFO

Essência floral em consultas com o dentista

Em junho de 2008, o Conselho Federal de Odontologia regulamento 6 práticas integrativas, dentre elas o uso de florais no atendimento odontológico.

Se você se interessou pela prática, procure um dentista especialista em terapia floral. Ou se é um dentista e quer incluir no seu consultório, busque cursos profissionalizantes e especializações.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.