Dente inflamado causa desconforto e indica problemas bucais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Veja tratamentos para curar o seu dente inflamado

Dor e desconforto na boca pode ser sinal de dente inflamado. Apesar de muitas pessoas ignorarem os sinais de inflamação, é preciso ficar atento. A inflamação no dente pode causar incômodos na rotina, mas também pode indicar problemas mais graves e severos para a saúde bucal.

O dente inflamado pode evoluir e manifestar reações em outros lugares do corpo. Assim, o paciente pode apresentar inchaço abaixo dos olhos e dificuldades na hora de engolir ou respirar.

Dente inflamado é o resultado de uma cárie sem tratamento e que se aprofundou no interior do dente. Ela atinge a polpa do dente, ou seja, o nervo, e causa de dores, inchaços e até febre.

Muito comum, a inflamação no dente tem tratamento simples. Mas, em casos mais extremos, o paciente precisa extrair o dente ou fazer um tratamento de canal. É ideal procurar o seu dentista de confiança assim que algum sintoma do dente inflamado se manifestar. Fique atento para as alterações.

Quais sintomas de dentes inflamados?

Qualquer alteração na cavidade bucal é sinal de alerta. Tome cuidado com as mudanças manifestantes que indicam dente inflamado. Entre os sintomas que indicam dentes inflamados, estão:

  • Inchaço;
  • Inflamação na gengiva;
  • Dor forte e regular;
  • Dores ao toque;
  • Sensibilidade ao toque;
  • Dente inflamado com pus;
  • Desconforto após refeições com alimentos frios ou quentes; e
  • Febre.

O que causa dente inflamado?

Ele é causado pelo não tratamento de uma cárie. Ela se expande e chega até o nervo. Assim, a reação do corpo é inflamar o dente. Essa é a causa mais comum, porém o dentista pode realizar exames clínicos e radiográficos para um diagnóstico mais preciso.

Principais tratamentos

Os tratamentos para evitar e aliviar dor de dente inflamado vão dos mais simples até os mais complexos. Tudo dependerá do acordo entre dentista e paciente, e do grau da inflamação no dente.

Fazer bochechos regulares de água morna e sal é um processo aconselhado por dentistas. O paciente deve ter cuidado na região e nos arredores da inflamação. Isso ajuda na remoção dos restos de alimentos pós-refeição e acalma a inflamação.

Também é recomendado o uso de um pano úmido e gelo. Eles devem ser aplicados com cuidado na bochecha do lado que está inflamado. O ideal é a repetição do processo a cada 3 horas, com a aplicação durante 20 minutos.

É preciso que o paciente visite um dentista regularmente e tenha consultas para um tratamento adequado. O dentista pode indicar remédios quando a dor no dente fique muito forte e atrapalha nas atividades do cotidiano. Alguns dos remédio indicados são: Dipirona, Ibuprofeno e Paracetamol.

Em casos mais agressivos, a inflamação do dente não consegue ser tratada com remédios. Nessas situações, a parte inflamada não pode ser recuperada porque a lesão está muito profunda. Então, é necessária a extração do dente inflamado ou até um tratamento de canal.

No tratamento de canal do dente inflamado, o dentista passará o caso para um endodontista. O profissional abrirá o dente inflamado, tirará o nervo irrecuperável, limpará o interior e arredores da área comprometida e preencherá o espaço não preenchido com um material específico. Assim, a entrada de bactérias é quase nula e a região pode ser curada.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.