Uso do antibiograma na odontologia e sua importância

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Exame laboratorial ajuda profissionais da saúde a prescrever medicamentos com mais exatidão

O corpo humano pode ser afetado por diversas doenças infecciosas provocadas pela ação de bactérias, e a cavidade oral não escapa disso. Exames como o antibiograma podem facilitar e otimizar o tratamento.

Conheça mais sobre o teste de antibiograma, como acontece a sua realização e qual é a sua importância para diversas áreas da medicina, como a odontologia.

Antibiograma é um exame laboratorial realizado com o intuito de descobrir o melhor antibiótico para um quadro de processo infeccioso.

O que é antibiograma e para que serve?

Esse tipo de teste laboratorial visa identificar o antibiótico ao qual determinada bactéria é mais sensível.

Desse modo, ele também pode receber o nome de Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos (TSA). Assim, o exame possibilita que o profissional da medicina prescreva medicamentos de forma mais precisa e assertiva.

Isso porque é eliminada a chance de indicar um medicamento antibiótico ao qual a bactéria causadora da doença já seja resistente.

Para que serve o exame urocultura com antibiograma?

Em geral, a realização de um teste de antibiograma é acompanhado por um exame de sangue ou um exame de urina. Esses exames são chamados, respectivamente, de hemocultura e urocultura.

Desse modo, é possível a descoberta de quais microrganismos nocivos são responsáveis por algum processo infeccioso pelo qual o paciente esteja passando.

Como é realizado o antibiograma?

A realização desse tipo de exame pode contar com a coleta de secreções do corpo humano, como saliva, fezes ou células do órgão contaminado. As bactérias identificadas são cultivadas em meio de agar.

Posteriormente, o teste em si pode ocorrer em dois métodos diferentes. O primeiro deles é o antibiograma por difusão de agar.

Ele consiste na colocação de pequenos discos de papel contendo medicamentos antibióticos em uma placa, na qual se encontram as bactérias.

A ausência de crescimento bacteriano em volta do disco vai indicar qual tipo de antibiótico é indicado. Ele irá impedir a proliferação daquele microrganismo.

O segundo método é conhecido como antibiograma baseado em diluição. Dessa maneira, várias diluições de antibióticos são aplicadas nos microrganismos nocivos.

Então, além de ser possível descobrir o medicamento mais indicado, esse teste revela também a dosagem ideal de antibiótico a ser prescrita.

Qual o uso do antibiograma na odontologia?

A aplicação do teste de antibiograma na odontologia é uma boa alternativa para otimizar o tratamento odontológico.

Isso porque é importante realizar a análise e descoberta dos microrganismos nocivos que estejam promovendo patologias na boca do paciente.

Em geral, falhas na higiene bucal propiciam o acúmulo dessas bactérias na cavidade oral e possibilitam o desenvolvimento de doenças.

Elas entram em nossa boca por meio da ingestão de alimentos. Alguns hábitos prejudiciais, como levar os dedos ou objetos para a cavidade oral, também facilitam a sua entrada.

As doenças infecciosas que afetam a boca de maneira mais comum são as cáries dentárias, a gengivite e a periodontite.

Desse modo, o teste de antibiograma torna o tratamento mais certeiro. Além disso, ele evita problemas como tratamentos ineficientes ou a ingestão desnecessária e excessiva de antibióticos.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.