Uso de antibiótico afeta o desenvolvimento dos dentes?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Fique atento! Apenas um tipo de antibiótico pode comprometer o seu sorriso

A invenção do antibiótico foi revolucionária para a história humana. Sem ele, a taxa de longevidade seria muito menor e a taxa de mortalidade infantil seria muito maior. No entanto, nem tudo sobre esse medicamento é positivo.

Existe um tipo de antibiótico capaz de atrapalhar a formação dos dentes. Para conhecer esse inimigo do sorriso e as outras funções dos antibióticos na odontologia, confira nosso artigo até o final!

O antibiótico é um medicamento que combate o crescimento bacteriano ou elimina totalmente as bactérias que estão causando qualquer tipo de infecção no organismo. Eles podem ser feitos por compostos naturais, quando produzidos por fungos e bactérias, ou sintéticos. Existem dezenas de antibióticos disponíveis, mas o primeiro a ser criado foi a penicilina em 1928.

Todos os antibióticos afetam os dentes?

Não! A história de que todo antibiótico faz mal para o dente é falsa. No entanto, como na maioria das histórias populares, existe um pouco de verdade nessa afirmação.

Existe apenas um antibiótico que causa problemas no nosso sorriso: a tetraciclina.

Isso acontece porque esse medicamento tem uma afinidade com a dentina, grudando no dente e causando manchas ou má formação dentária e óssea.

O medicamento também pode afetar o feto, por isso não deve ser usado por mulheres grávidas!

Fique atento aos diversos nomes da tetraciclina. Os mais usados são:

  • Parenzyme tetraciclina,
  • Tantum-ciclina,
  • Tetrex,
  • Terramicina,
  • Vibramicina,
  • Entre outros!

A maioria dos autores afirma que a tetraciclina só é um risco para pacientes com até 12 anos, fase em que os dentes ainda então se formando.

Depois dessa fase, nem mesmo altas doses do remédio afetariam os dentes. Apesar disso, os dentistas buscam evitar o uso dessa substância.

E os outros antibióticos?

Você pode usar os antibióticos sem medo de ter seu sorriso prejudicado. É importante ressaltar que os antibióticos são medicamentos pesados e não devem ser usados sem prescrição médica!

O uso descontrolado dessas substâncias podem causar vários efeitos colaterais.

O excesso de antibióticos também causa a resistência bacteriana – ou seja, esses medicamentos deixam de fazer efeito, deixando o paciente vulnerável a doenças que poderiam ser curadas facilmente.

O antibiótico na odontologia

O uso do antibiótico na odontologia não é recorrente. No entanto, os antibióticos são grandes aliados para manter a saúde bucal, principalmente após cirurgias.

É importante reforçar o papel que o próprio paciente terá no tratamento com esses medicamentos antibióticos. O uso inadequado do antibiótico prescrito pode influenciar todo o tratamento. É ideal que o paciente:

  • Tome o medicamento nos horários certos;
  • Não “pule” doses ou tome a dose dobrada porque esqueceu a anterior;
  • Mantenha uma boa alimentação e tome muita água;
  • Não faça uso de drogas ou de bebidas alcólicas durante o tratamento.
  • Se sobrar medicamento, o paciente não deve usá-lo no futuro sem prescrição!

É importante lembrar que o uso do antibiótico pode afetar o efeito de outros medicamentos, como os anticoncepcionais. Por isso, se você faz uso de outros medicamentos, converse com seu dentista e fique atento.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.