Agenda online e os benefícios para o consultório odontológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba mais sobre a agenda online, uma forma de organizar melhor o atendimento no consultório

Não é incomum o paciente esquecer a consulta ou o horário que estava marcado. Muitos esquecem de anotar e isso prejudica o atendimento no consultório. Por isso, uma agenda online é uma ótima opção para pacientes e dentistas.

A agenda online tem esse nome por se tratar de uma agenda no computador, que pode ser acessada inclusive pelo celular, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Agenda online é um recurso que vem conquistando os profissionais da odontologia. É um sistema que auxilia na marcação de consultas e ainda otimiza o atendimento dos pacientes de maneira digital.

Neste artigo nós iremos tirar todas as dúvidas sobre esse recurso, bem como elencar também as vantagens e pontos que merecem atenção. Vamos lá?

Como a Agenda Online Pode Ajudar a Me Organizar?

Por conta dos avanços tecnológicos, hoje em dia tem sido cada vez menos comum que as pessoas utilizem uma agenda de papel.

E isso não é diferente dentro da área da odontologia uma vez que foram criados recursos de agenda online para dentistas.

Fazendo uma busca, podem ser encontrados os mais diversos, mas todos eles possuem um mesmo objetivo: simplificar a vida do profissional.

Mas como isso é feito? Bem, na verdade essa é uma questão simples.

A premissa básica da simplificação que essa tecnologia traz é o acesso à internet, que ultimamente pode ser feito por computador, telefone celular, tablets e mais uma infinidade de aparelhos.

Sendo assim, é fácil não apenas de acessá-la para analisar como está, mas também modificá-la à qualquer momento e de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet.

E isso ajuda na organização do dentista, pois podem ser colocados alertas e alarmes que tocam no celular o lembrando de qual é a consulta que será feita, garantindo que não seja esquecida.

Além disso, o paciente pode confirmar se vai à consulta, e isso também dá um auxílio e um maior controle para o profissional poder se programar durante o dia.

Qual é a Melhor Forma de Utilizar Esse Recurso?

Atualmente no mercado existem diversas marcas e tipos de agenda de tarefas online. Desde as pagas, com diversos recursos e personalização, até a agenda online grátis, que atende apenas algumas demandas.

Todas funcionam como uma espécie de calendário digital, onde após selecionada a data, o profissional responsável pela agenda pode colocar qual o nome do paciente e também o horário no qual ele será atendido.

É possível também que sejam colocadas eventuais observações sobre o paciente, como medicamentos os quais ele é alérgico ou doenças que ele tenha, como a diabetes. Esses detalhes pode variar de acordo com os custos.

Sendo assim, podemos dizer que o uso desse recurso é simples, e bastam apenas algumas horas para que a pessoa se habitue e entenda como que essa ferramenta funciona.

Contudo, pode ser feito também um treinamento com o responsável por essa parte do consultório para obter a maior excelência possível e evitar confusões ou problemas.

Quais os Pontos Positivos do Uso da Agenda Online? O Paciente Também se Beneficia?

Vantagens do uso da agenda online não faltam, e é claro que o paciente também se dá bem nessa relação.

Sendo assim, confira quais são os benefícios que ambos recebem.

Profissionais

  • Mais de uma forma que o paciente possui de agendar a consulta, podendo ser pelo site, pelo telefone ou até Facebook dependendo da clínica;
  • Não é preciso instalar algum aplicativo por se tratar de um recurso disponível na internet;
  • Devido ao ponto anterior, é possível acompanhar pelo celular, tablet, computador ou qualquer dispositivo com acesso à internet;
  • O agendamento é feito de forma mais eficiente;
  • É possível gerenciar como será o mês em tempo real;
  • Também é possível gerenciar os profissionais de forma melhor;
  • Melhora a gestão do consultório;
  • Possibilidade de reduzir taxas de atraso do paciente ou ausência, além de poder melhorar o tempo de atendimento dos pacientes;
  • Confirmação da consulta por SMS ou WhatsApp;
  • Amplia os lucros do consultório;
  • Permite que a secretária fique disponível para atender melhor os pacientes que estão ali para serem atendidos, gerando um melhor atendimento ao cliente.

Pacientes

  • Atendimento por telefone mais eficaz;
  • Possibilidade de agendar pelos mais diversos locais, como já citado anteriormente;
  • Pode confirmar ao dentista que irá a consulta por SMS ou WhatsApp;
  • Não precisa instalar nenhum aplicativo;
  • Não é incomodado com ligações;
  • Uma vez que os atrasos diminuem, gera uma pontualidade portanto.

De tal forma, são inúmeros os benefícios e isso é algo que auxilia, e muito, não apenas o bom andamento do consultório, mas também para que o trabalho feito seja divulgado.

Consequentemente, caso isso aconteça, o número de clientes vai crescer, e os lucros também!

Entretanto, é válido tomar cuidado com alguns pontos:

  • Alguns clientes possuem dúvidas na hora de marcar a consulta. Sendo assim, é recomendado ter um profissional capacitado à tirar as dúvidas dos pacientes;
  • Talvez seja difícil fazer com que alguns pacientes passem a aderir esse procedimento, e para resolver isso é necessário ter paciência e mostrar as vantagens e facilidades que o processo gera;
  • Lembre-se que esse recurso não exclui contato pessoal ou por telefone, apenas faz com que o tempo de trabalho se torne mais efetivo e produtivo, além de diminuir o tempo de espera dos pacientes;
  • É aconselhado investir cada vez mais nisso e também no relacionamento e fidelização dos pacientes.

Mas seguindo essas indicações, e tomando os devidos cuidados, o procedimento é efetivo e gera bons resultados.

E Como Eu Posso Fazer Essa Agenda?

Mas uma pergunta que pode surgir é: como fazer uma agenda online compartilhada?

Existem diversas ferramentas, softwares (gratuitos e pagos também) e recursos online que desempenham essa função.

Sendo assim, o primeiro passo para começar a utilizar é decidir qual sistema será empregado para a função.

Após isso, é necessário que migrar a base de dados, que normalmente estarão de forma física no consultório, para o ambiente online.

Isso pode ser feito de forma gradual, e uma maneira mais fácil é digitalizar os documentos.

Mas depois que esses dois passos forem tomados, basta se habituar com a nova agenda e então tudo fluirá bem.

Também é aconselhado que sejam feitos treinamentos com os funcionários para que todos saibam como utilizar esse recurso e estejam a par de tudo, para que eles consigam auxiliar nisso caso necessário.

Sendo assim, que tal abandonar hábitos antigos e começar a utilizar a agenda online e possuir um maior controle sobre as consultas que você terá ao longo do mês?

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!