Tempo de atendimento varia de acordo com tratamento

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como o dentista controla o tempo de atendimento ao paciente

Você já esteve no consultório odontológico e notou quanto tempo passou lá dentro? Uma consulta pode durar meia hora ou muito mais. Isso porque o tempo de atendimento vai depender de cada caso.

Durante o tempo de atendimento, todo o processo de esperar para ser recebido pelo dentista, realizar procedimentos e exames odontológicos são contados.

Para o dentista, o tempo de atendimento equivale ao período em que ele atende o paciente dentro do consultório ou clínica. Mas isso não significa que a espera não deve ser levada em consideração.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o tempo de atendimento. Vamos começar?

O que acontece durante o tempo de procedimento?

Como já vimos, durante o tempo da consulta odontológica, o paciente fica na sala de espera até a chamada para a consulta. Além disso, o dentista realizará procedimentos e exames odontológicos.

O primeiro exame a ser feito é o exame clínico, que é dividido em anamnese e exame físico. Na anamnese, o profissional fará perguntas sobre os sintomas e o histórico médico do paciente.

No exame físico, o profissional analisa toda a região anatômica da boca do paciente. Além disso, ele pode pedir por outras especificidades da medicina diagnóstica, como exames radiográficos, biópsia ou uma tomografia computadorizada.

Durante o tempo de consulta, o dentista também pode realizar procedimentos como a limpeza dental, que é um procedimento de higienização da cavidade bucal. Alguns outros tratamentos são:

  • Restaurações;
  • Extração de dentes; e
  • Colocação de próteses.

Na consulta, o profissional da área odontológica também orienta o pacientes sobre cuidados com a saúde bucal.

Importante: cada consulta será realizada em um tempo diferente. Isso porque cada procedimento ou exame é feito em um período específico. Desse modo, algumas consultas duram 30 minutos e outras podem chegar a durar horas.

Por isso, converse com o seu dentista sobre o tempo estimado da consulta! Assim, você consegue marcar a consulta para um dia acessível.

Otimize o seu horário!

Agora que você, como paciente e profissional, já sabem que o tempo de atendimento da consulta odontológica pode durar minutos ou horas, é ideal que você tente ao máximo otimizar o seu horário.

Mas, como posso fazer isso? A resposta é simples! Se você é paciente, sugerimos algumas dicas para melhorar seu horário:

  • Pergunte para o profissional o tempo estimado da consulta;
  • Marque a consulta para uma data que converse com a sua agenda;

Se você é um profissional da área, tente seguir algumas dessas orientações:

  • Faça o planejamento do seu dia;
  • Controle o tempo médio de cada atendimento;
  • Utilize softwares para os processos mais burocráticos; e
  • Deixe seus equipamentos preparados.

Além disso, o profissional pode investir em materiais de marketing disponíveis para os pacientes na sala de espera. Televisões e revistas também podem ser disponibilizadas.

Com esses pequenos, o profissional consegue otimizar o seu tempo de atendimento. Com isso, a relação entre o dentista e paciente é fidelizada e se torna um sucesso!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.