Tempo de espera no consultório compromete satisfação dos pacientes

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Clínica em bom andamento e organizada, resulta em paciente feliz e mais recomendações

Entender como reduzir o tempo de espera pode ser a cartada final para que seu consultório decole e tenha total sucesso no atendimento aos pacientes.

Ter uma rotina organizada e bem estabelecida no consultório, inclui ter controle sobre o tempo de espera dos pacientes.

O tempo de espera pode ter um efeito muito poderoso no andamento da clínica e de sua imagem. Afinal, está ligado diretamente à satisfação dos pacientes.

Organização do Consultório

Manter o ambiente de trabalho organizado, pode ser a solução para muitos dos problemas que existem no dia a dia, principalmente quando falamos do tempo de espera do paciente.

Procedimentos burocráticos com convênios, reembolsos e quaisquer problemas que possam aparecer, costumam ser mais demorados.

Imagine então um consultório lotado e diversos pacientes com complicações que exigem mais tempo a serem resolvidas? O tempo de espera com certeza será maior.

Por isso, planejar previamente tudo que deverá ser feito, preparar a equipe e os materiais se for o caso, é a melhor saída para evitar esperas desnecessárias.

Estabelecendo o Tempo de Consultas

É interessante que o dentista estabeleça uma média de tempo de seus atendimentos. Basta então anotar o tempo de cada consulta e tirar a média.

Sabendo aproximadamente qual o tempo médio, é possível marcar e organizar todos os pacientes do dia, de acordo com o horário disponível.

Nesse meio tempo, é importante se lembrar de colocar intervalos entre um paciente e outro. Essa estratégia funciona como uma segurança para possíveis atrasos ou preparação do dentista e organização dos materiais.

Distração no Tempo de Espera

Disponibilizar revistas, televisão, internet e até mesmo brinquedos e outras distrações para as crianças, é uma boa aposta para acelerar o tempo.

Investir em uma boa internet, com bom sinal de wi-fi, tornará a espera algo mais prazeroso. Além disso, ter tomadas disponíveis ajuda a não causar uma maior ansiedade nos pacientes com pouca bateria.

Ainda assim, caso o atraso do dentista aconteça de qualquer maneira, ao receber o paciente, é bacana que o profissional se desculpe pelo ocorrido

Principais Causas do Tempo de Espera

É importante que o cirurgião-dentista, junto com sua equipe, saiba o que está causando o atraso para conseguirem então reduzir o tempo de espera. Os casos mais comuns que causam esse atraso envolvem:

  • Oferta e demanda incompatíveis;
  • Complexidade no momento de realizar reembolso;
  • Agendamento por meio do plano de saúde;
  • Barreiras financeiras e de localização.

Informar previamente aos pacientes sobre quais tipos de cobertura oferecidas pelo convênio que dentista trabalha, por exemplo, é uma solução.

Utilizar de softwares e plataformas que facilitam nos agendamentos de consultas, também pode auxiliar. Assim, faz com que o paciente já chegue ao consultório pronto para ser atendido.

Além de manter o paciente ocupado, é preciso mostrar a ele que há uma preocupação por parte dos funcionários da clínica com seu tempo.

Por isso, ter uma equipe de recepção bem treinada e pronta para atender quaisquer necessidades, incluindo problemas no tempo de espera, mostram serviço de qualidade.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

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