Ácido poliacrílico auxilia em procedimentos de restauração

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como o ácido poliacrílico é utilizada nos consultórios odontológicos

Você já ouviu falar sobre o ácido poliacrílico? Trata-se de uma substância bastante presente em nosso cotidiano, compondo produtos simples, como fraldas e o detergente.

O ácido poliacrílico é considerado um ácido fraco. Assim, ele pode ser utilizado nos mais diversos setores da indústria sem representar perigo aos consumidores.

O ácido poliacrílico é um polímero sintético de alto peso molecular de ácido acrílico. Na indústria da saúde ele é utilizado principalmente como lubrificante ocular.

Entretanto, o elemento possui ainda diversas aplicações, inclusive na odontologia como iremos descobrir no decorrer deste artigo!

Principais Aplicações do Ácido Poliacrílico

Como dissemos, o elemento é encontrado nos mais diversos setores da indústria. Assim, ele está presente em fraldas, resinas de troca iônica, colírios e até mesmo detergentes.

Isso se deve, principalmente, por sua força e também por conta de suas propriedades. Estudos apontam que o ácido poliacrílico é um agente espessante, dispersante, suspensor e emulsificante.

Com isso, ele é utilizado principalmente em produtos farmacêuticos, cosméticos e tintas. Mas você deve estar se perguntando: onde ele se aplica na odontologia? É sobre isso que falaremos agora!

Ácido Poliacrílico na Odontologia

A relação entre ácido poliacrílico e odontologia é bastante clara. O elemento é utilizado na preparação do órgão dental para a restauração com ionômero de vidro.

Geralmente, o elemento é utilizado previamente a realização de restaurações atraumáticas. Sua principal função é deixar o dente mais poroso e adesivo.

Ele promove uma leve descalcificação dentária, que são suficientes para facilitar a adesão do material restaurador ao esmalte do dente do paciente.

Por isso, o elemento também é conhecido nos consultórios como condicionador ácido poliacrílico. O procedimento é extremamente rápido, durando cerca de 20 segundos.

Entretanto, é bom que o profissional fique atento durante o procedimento e não deixe a preparação durar muito mais do que o recomendado.

Caso isso aconteça, o esmalte dentário pode sofrer danos mais graves e irreversíveis. Portanto, apesar de ser uma técnica simples, ela exige extrema atenção por parte do profissional.

Sobre o Esmalte Dentário

O esmalte dentário é um dos formadores do dente. Ele é a camada externa e dura do elemento. Por isso, ele é responsável pela aparência do conjunto dentário.

Trata-se de uma estrutura mineralizada e que é considerada o tecido mais forte de todo o corpo humano.

Principais Funções do Esmalte

Dentre as principais funções do esmalte, podemos apontar:

  • Proteção do dente;
  • Impede a formação da cárie;
  • Impede a sensibilidade dos dentes;
  • Proteção contra as mudanças bruscas de temperaturas;
  • Protege contra o desgaste do dente;
  • Proteção contra bactérias;
  • Proteção contra a erosão dental;
  • Dar coloração ao dentes;
  • Dá força e resistência ao dente;

Assim, pessoas que apresentam desgaste são mais susceptíveis a desenvolverem cáries. Também é provável que os dentes acabem ficando amarelados, com rachaduras.

Ainda, eles podem ficar finos e transparentes. A sensibilidade também é uma consequência do desgaste.

A perda do esmalte é irreversível. Quando você perde uma parte significativa dele, quer dizer que você desenvolveu a hipoplasia do esmalte. Por isso, exagerar no ácido poliacrílico não é uma boa ideia.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.