Indústria 4.0 na odontologia: saiba como esse conceito é aplicado

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda um pouco mais sobre como surgiu e as especificações desse conceito

Alguma vez em sua vida você já ouviu falar sobre indústria 4.0? O termo está em evidência, se popularizando no mercado global também em diferentes áreas como a odontologia.

Alguns profissionais e estudiosos inclusive já se referem ao termo como um dos pilares da quarta revolução industrial. Mas, afinal, o que é a indústria 4.0?

Indústria 4.0 é um conceito proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura e prestação de serviços.

Origem do termo Indústria 4.0

O termo Indústria 4.0 teve origem a partir de um projeto estratégico de alta tecnologia do governo alemão. Ele visava promover a informatização da manufatura.

Contextualizando, a primeira revolução industrial mobilizou a mecanização da produção usando água e energia a vapor. A segunda revolução industrial, então, introduziu a produção em massa com a ajuda da energia elétrica.

Em seguida veio a revolução digital e o uso de aparelhos e dispositivos eletrônicos. Assim como tecnologia da informação para automatizar ainda mais a produção.

Relatos indicam que o termo foi usado pela primeira vez na Hannover Messe – principal feira do mundo sobre tecnologia industrial.

Em outubro de 2012, o grupo de trabalho na Indústria 4.0, presidido por Siegfried Dais e Henning Kagermann apresentaram um conjunto de recomendações para implementação da Indústria 4.0 ao Governo Federal Alemão.

Em abril de 2013, novamente na feira de Hannover, o relatório final do Grupo de Trabalho da Indústria 4.0 foi apresentado. Dessa vez ele acabou convencendo o público e se popularizando.

Indústria 4.0 na Odontologia

Como vimos, o conceito apresentado engloba um conjunto de inovações tecnológicas extremamente modernas. Elas são aplicadas no mercado com o intuito de melhorar a produção de bens e prestação de serviços.

Até ai tudo bem. Mas agora está na hora de descobrirmos como atua a indústria 4.0 na odontologia. Para isso, iremos observar algumas mudanças promovidas pelo conceito no cenário odontológico, sendo elas:

  • Utilização da impressora digital 3D. Isso permite o escaneamento e a confecção em poucos minutos e no próprio laboratório de coroas dentárias, pontes ou facetas em porcelana;
  • A cor das peças é definida por meio do PANTONE digital de comparação;
  • Robôs com inteligência artificial. Eles mapeiam toda a arcada dentária, fazendo o diagnóstico com precisão, indicando a melhor solução do problema e agilizar o atendimento;
  • Evolução de novos materiais promovida pela tecnologia;
  • Big Data: é possível utilizar um sistema integrado para acompanhar remotamente toda a vida odontológica do paciente e enviar mensagens, lembretes, etc. Ou seja, o cliente pode acompanhar todo o tratamento online pelo display;
  • A tecnologia atenua a dor e desconforto do cliente. Assim, ela pode alterar a metodologia da forma invasiva no paciente.

Para algumas pessoas essas mudanças podem não parecer tão impressionantes.

Entretanto, se pararmos para analisar os modelos utilizados no passado, é possível dizer que as modificações trazidas pela odontologia 4.0 são bastante significativas.

Portanto, a indústria 4.0 traz maior qualidade de vida aos pacientes e uma condição de trabalho mais fluida ao profissional da odontologia.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.