Entenda como o ácido poliacrílico é utilizada nos consultórios odontológicos
Você já ouviu falar sobre o ácido poliacrílico? Trata-se de uma substância bastante presente em nosso cotidiano, compondo produtos simples, como fraldas e o detergente.
O ácido poliacrílico é considerado um ácido fraco. Assim, ele pode ser utilizado nos mais diversos setores da indústria sem representar perigo aos consumidores.
O ácido poliacrílico é um polímero sintético de alto peso molecular de ácido acrílico. Na indústria da saúde ele é utilizado principalmente como lubrificante ocular.
Entretanto, o elemento possui ainda diversas aplicações, inclusive na odontologia como iremos descobrir no decorrer deste artigo!
Principais Aplicações do Ácido Poliacrílico
Como dissemos, o elemento é encontrado nos mais diversos setores da indústria. Assim, ele está presente em fraldas, resinas de troca iônica, colírios e até mesmo detergentes.
Isso se deve, principalmente, por sua força e também por conta de suas propriedades. Estudos apontam que o ácido poliacrílico é um agente espessante, dispersante, suspensor e emulsificante.
Com isso, ele é utilizado principalmente em produtos farmacêuticos, cosméticos e tintas. Mas você deve estar se perguntando: onde ele se aplica na odontologia? É sobre isso que falaremos agora!
Ácido Poliacrílico na Odontologia
A relação entre ácido poliacrílico e odontologia é bastante clara. O elemento é utilizado na preparação do órgão dental para a restauração com ionômero de vidro.
Geralmente, o elemento é utilizado previamente a realização de restaurações atraumáticas. Sua principal função é deixar o dente mais poroso e adesivo.
Ele promove uma leve descalcificação dentária, que são suficientes para facilitar a adesão do material restaurador ao esmalte do dente do paciente.
Por isso, o elemento também é conhecido nos consultórios como condicionador ácido poliacrílico. O procedimento é extremamente rápido, durando cerca de 20 segundos.
Entretanto, é bom que o profissional fique atento durante o procedimento e não deixe a preparação durar muito mais do que o recomendado.
Caso isso aconteça, o esmalte dentário pode sofrer danos mais graves e irreversíveis. Portanto, apesar de ser uma técnica simples, ela exige extrema atenção por parte do profissional.
Sobre o Esmalte Dentário
O esmalte dentário é um dos formadores do dente. Ele é a camada externa e dura do elemento. Por isso, ele é responsável pela aparência do conjunto dentário.
Trata-se de uma estrutura mineralizada e que é considerada o tecido mais forte de todo o corpo humano.
Principais Funções do Esmalte
Dentre as principais funções do esmalte, podemos apontar:
- Proteção do dente;
- Impede a formação da cárie;
- Impede a sensibilidade dos dentes;
- Proteção contra as mudanças bruscas de temperaturas;
- Protege contra o desgaste do dente;
- Proteção contra bactérias;
- Proteção contra a erosão dental;
- Dar coloração ao dentes;
- Dá força e resistência ao dente;
Assim, pessoas que apresentam desgaste são mais susceptíveis a desenvolverem cáries. Também é provável que os dentes acabem ficando amarelados, com rachaduras.
Ainda, eles podem ficar finos e transparentes. A sensibilidade também é uma consequência do desgaste.
A perda do esmalte é irreversível. Quando você perde uma parte significativa dele, quer dizer que você desenvolveu a hipoplasia do esmalte. Por isso, exagerar no ácido poliacrílico não é uma boa ideia.