Ácido cítrico: veja como é o uso na área da odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como o ácido cítrico é usado na área da odontologia

Você com certeza já ouviu falar no ácido cítrico. Agora, você sabe em quais áreas ele é utilizado? Ou até quais são os seus usos diários? Pois é, essas podem ser perguntas simples, mas a resposta vai te de deixar surpreso.

O uso do ácido cítrico é feito em diversas áreas e em diversas funções do dia a dia. Isso mesmo, desde a alimentação, limpezas e até durante os procedimentos odontológicos. Mas, afinal, o que é ele?

O ácido cítrico é um tipo de ácido orgânico. A substância tem como fórmula molecular C6H8O7.

Curiosidade: o ácido cítrico também é conhecido como citrato de hidrogênio.

Se você ficou interessado, então fique ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre o uso do ácido cítrico na odontologia. Vamos começar?

Usos do Ácido Cítrico

Como já vimos, o citrato de hidrogênio é utilizado em diversas funções diárias e em diferentes áreas. Por isso, fizemos uma lista com os principais usos do ácido para você conhecer mais sobre eles. Vamos conferir!

Limpeza

O citrato de hidrogênio pode ser usado como amaciante para roupa. Além disso, também pode ser usado na hora da limpeza dos azulejos. Normalmente, a solução de ácido cítrico 15% é usada para os azulejos.

Com a mesma concentração, você ainda consegue limpar a máquina de lavar e a máquina de lavar louças.

Outros usos são:

  • Limpeza de banheiros;
  • Limpeza de ralo;
  • Tirar as sujeiras da panela; e
  • Limpar vidros e espelhos.

É preciso ter cuidado na hora de manusear o ácido. Isso porque ele pode promover irritação na pele e nos olhos.

Estética e Bem-Estar

O ácido pode ser usado também na área estética. Dessa forma, o citrato de hidrogênio é utilizado como condicionador para os cabelos.

Além do condicionador, o ácido também é usado nos produtos de maquiagem, cosméticos e produtos de higiene corporal e facial.

Curiosidade: o citrato de hidrogênio é fundamental para regular o pH dos produtos. Ainda, o ácido auxilia com a produção dos sais de banho.

Fármacos

Na área farmacêutica, o ácido é aplicado na composição de diferentes medicamentos. Os medicamentos que contém o ácido são os fármacos efervescentes e anticoagulantes.

Importante: a concentração de ácido cítrico 10% é a utilizada nos fármacos.

Ácido Cítrico e Alimentação

Os usos do ácido cítrico na área alimentícia é diverso. Ele tem propriedades antioxidantes, flavorizantes, acidulantes e reguladoras de acidez.

Além disso, também tem a propriedade de conserva, o que impede o desenvolvimento de microrganismos. Dessa forma, o ácido é usado em bebidas e comidas. Alguns dos principais alimentos que contém o ácido são:

  • Doces;
  • Refrigerantes;
  • Sucos;
  • Geleias;
  • Vinho;
  • Sorvete; e
  • Laticínios.

Importante: muitos desses alimentos devem ser consumidos de forma moderada e balanceada. Assim, você consegue manter uma alimentação saudável.

Além dos alimentos citados, o ácido também está presente nas frutas cítricas. Elas são de extrema importância para a nossa saúde. Mas por que isso? Bom, a resposta é simples: as frutas cítricas têm alta concentração de vitamina C.

Essa vitamina é essencial para a manutenção dos tecidos conjuntivos, bem como para aumentar a resistência dos dentes e dos ossos. As principais frutas cítricas são:

  • Laranja;
  • Limão;
  • Tangerina, que também conhecida como mexerica ou bergamota;
  • Cidra;
  • Pomelo;
  • Lima-da-pérsia;
  • Morango;
  • Kiwi;
  • Tomate; e
  • Abacaxi.

Erosão Dentária

Apesar das frutas cítricas serem fundamentais para a saúde do nosso organismos, nós devemos tomar cuidado com o consumo excessivo delas. Isso porque o consumo inadequado pode provocar a erosão dentária.

Essa erosão causa sensibilidade e corrosão do esmalte dentário. Esse processo pode desencadear o enfraquecimento dos dentes, desenvolvimento de cárie e aparecimento de manchas. Outros sintomas são:

  • Amarelamento dos dentes;
  • Dentes podem ter uma aparência mais transparente na borda do dente;
  • Os elementos dentários ficam com um formato mais arredondado na superfície de sua borda;
  • Dentes com textura áspera; e
  • Lesões na região oclusal.

O tratamento da erosão é feito a partir de uma restauração no dente afetado. Dessa forma, é possível recuperar a estética e funcionalidade.

Se o caso for mais grave, o cirurgião-dentista pode indicar a reconstrução do dente a partir de implantes.

E, quando não há mais como recuperar por completo o dente e a área afetada, o dentista sugere a exodontia, que significa a retirada do dente.

Os tratamentos podem ser um pouco chocantes. Por isso, para evitar a erosão dos seus dentes, separamos algumas orientações para você seguir depois de se alimentar com alguma fruta cítrica. Confira:

  • Após o consumo das frutas cítricas é ideal que você espere alguns minutos para escovar o dente;
  • Procure utilizar os cremes dentais que têm baixa abrasividade e boa quantidade de flúor;
  • Não esqueça de se hidratar. Isso porque a água ajuda com a produção da saliva. Dessa forma, tanto a água como a saliva, conseguem diluir o ácido;
  • Dê uma balanceada na sua alimentação. Por isso, diminua a quantidade de alimentos cítricos.

Com essas sugestões, você pode ficar mais tranquilo para comer a fruta. Com uma alimentação consciente, você garante dentes bonitos.

Relação com a Área da Odontologia

Nós já vimos vários usos do ácido. Agora, você sabe como ele é utilizado na área da odontologia? Se a resposta for não, pode ficar tranquilo! Isso porque vamos solucionar isso agora mesmo.

O citrato de hidrogênio é aplicado durante o condicionamento radicular.  Ele é um procedimento realizado durante a terapia periodontal. Tem como objetivo reparar defeitos ósseos e remover bactérias.

O procedimento é realizado dentro da área da periodontia. Desse modo, os profissionais dessa área são responsáveis por diagnosticar e tratar alterações na gengiva e nos ossos da cavidade bucal.

O condicionamento radicular com ácido cítrico, portanto, promove a recuperação da estética e funcionalidade dos elementos da cavidade bucal, como a gengiva e os ossos.

Se você ficou curioso se o ácido cítrico é usado em algum procedimento ou tratamento que você faz, então não perca tempo! Marque uma consulta com o profissional de confiança.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.