Acidente de trabalho coloca em risco a saúde de dentistas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Principais acidentes em consultórios odontológicos estão relacionados com o risco de transmissão de doenças

A rotina dentro de um consultório odontológico pode ser estressante e exaustiva. Em momentos de distração ou até mesmo de descuido, o profissional pode passar por algum tipo de acidente de trabalho.

Um acidente de trabalho dentro do consultório odontológico pode trazer grandes prejuízos para a saúde do profissional e para o rendimento do empreendimento.

Acidente de trabalho é um risco que ameaça funcionários de qualquer área, e os dentistas não estão livres. Por isso, é importante que o profissional da odontologia se mantenha atento e tome medidas de prevenção.

Riscos do acidente de trabalho

No ramo da odontologia, o principal risco associado aos acidentes de trabalho é o de contaminação por doenças infecciosas.

Isso porque o profissional está em contato direto com o sangue, saliva ou outras secreções do paciente, que podem carregar vírus e microrganismos nocivos.

Desse modo, os acidentes em consultório odontológico acontecem por meio da má utilização de materiais perfurocortantes. Eles ocasionam a chamada infecção cruzada.

Infecção cruzada consiste transmissão de microrganismos nocivos de uma pessoa para outra. Dessa maneira, o contato pode ocorrer entre paciente-profissional, paciente-paciente e profissional-profissional.

Além disso, outras possíveis motivações para a transmissão de doenças é a inspiração do ar contaminado (aerossol). A sífilis, a tuberculose e o HIV são exemplos de doenças que podem ser transmitidas facilmente.

O que são materiais perfurocortantes?

O uso desses materiais é muito comum na odontologia. Isso porque eles permitem que o profissional tenha acesso à área interna de mucosas e tecidos dos pacientes.

Dessa maneira, esse uso se dá na realização de procedimentos cirúrgicos ou aplicação de substâncias anestésicas, por exemplo.

Entre alguns dos materiais perfurocortantes da odontologia, podemos citar as agulhas, lâminas, pinças, seringas e bisturis.

Como evitar acidente de trabalho?

Existem alguns cuidados importantes que devem ser tomadas pelo cirurgião-dentista no intuito de evitar acidentes de trabalho em odontologia.

A técnicas de biossegurança são um exemplo, uma vez que elas visam o controle de riscos biológicos em procedimentos odontológicos.

Essas técnicas garantem a esterilização e desinfecção minuciosa dos materiais perfurocortantes ou de outros que podem ser utilizados durante o procedimento.

Outra boa medida para prevenir a o acontecimento de acidentes é o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s).

Os EPI’s são: luvas, máscaras, aventais e protetores de pé. Dessa maneira, esse uso evita o contato da pele do profissional com possíveis fontes de contaminação.

Isso porque eles formam uma espécie de barreira física e garantem a integridade do médico dentista.

Importância do seguro para dentista

Uma maneira de assegurar que um acidente de trabalho não prejudique a rotina de um profissional da odontologia é fazer um seguro para dentista.

O seguro garante a cobertura completa em casos em que o dentista precise ficar parado após um acidentes. Assim, o profissional não passa por prejuízos financeiros advindos do acontecido.

O mesmo pode acontece em casos de doenças temporárias, pelas quais o profissional precisa ficar afastado de seu ofício por determinado período.

Ainda, realização de um tratamento preventivo e a presença de um acompanhamento médico após qualquer tipo de acidente de trabalho é essencial para os dentistas.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.