DENTISTAS

Rizólise é um processo diretamente relacionado à formação dental

Rizólise é um processo diretamente relacionado à formação dental

O atraso na erupção dos dentes pode comprometer a saúde e estética do sorriso

A rizólise é um processo importante na formação dentária, que inicia aproximadamente 3 a 4 anos antes do dente sofrer esfoliação.

Esse movimento está relacionado ao dente decíduo, os famosos dentes de lente. A rizólise passa a acontecer no momento que eles iniciam a sua erupção.

Rizólise é o nome dado ao processo de reabsorção que as raízes dos dentes de leite sofrem para que dê início a erupção dos dentes permanentes. É pela destruição gradativa dos tecidos dentários duros e moles.

Como funciona a reabsorção e a Rizólise

A reabsorção radicular apresenta uma direta ligação com o processo de erupção dos dentes permanentes sucessores.

De forma mais técnica, a reabsorção da raiz ocorre então quando suas células excretam enzimas lisossômicas e desligam a matéria orgânica do tecido mineralizado.

Por isso, com a reabsorção, o  tecido periodontal se desorganiza por completo, perdendo toda sua característica.

Dessa forma, a reabsorção das raízes dos dentes decíduos é então um requisito para que ocorra a erupção normal dos dentes permanentes.

No entanto, não é um processo contínuo, mas interrompido por processos de repouso. Nesse período de repouso as estruturas que estão ligadas às raízes se reorganizam.

Em molares com lesões de cárie profunda, há reabsorção mais rápida nas raízes que estão do mesmo lado da lesão, provavelmente com ligação à inflamação provocada pela cárie.

Nos dentes unirradiculares, a rizólise ocorre por meio do método lingual e apical, e nos multi-radiculares entre as raízes.

Importância dos dentes decíduos na rizólise

É importante que a rizólise ocorra de forma efetiva, pois os dentes de leite exercem funções fundamentais, como:

  • Manutenção do espaço para os dentes permanentes;
  • Auxilia no desenvolvimento de ossos e músculos faciais;
  • Proporciona aos dentes permanentes uma oclusão satisfatória;
  • Ajuda na mastigação dos alimentos, importante para facilitar a digestão;
  • Ajuda na pronúncia correta das palavras, na dicção;
  • Contribui para melhor aparência da criança, influenciando diretamente em sua autoestima.

O que causa atraso da rizólise?

A erupção dos dentes é simétrica, tanto na dentição decídua como na permanente. No entanto, quando existe uma assimetria, é importante que seja pesquisado qual fator etiológico está causando isso.

Alguns fatores podem contribuir para esse atraso:

  • Sistêmicos:

Má nutrição
Resistência à vitamina D
Doenças endócrinas
Paralisia Cerebral
Bebês prematuros
Fumo de tabaco

  • Locais:

Tecido com cicatrizes
Fibromatose Gengival
Dentes Supranumerários
Tumores Odontogênicos
Perda prematura dos dentes de leite
Maxilares Atróficos
Anquilose

O importante é perceber o atraso e encaminhar o paciente o mais rápido possível ao cirurgião-dentista para que possa ser diagnosticado e indicado ao tratamento mais correto para o caso.

Existem diversas especialidades na odontologia, mas os odontopediatras são os profissionais mais adequados para tratar as patologias em crianças com dificuldade na troca de dentes.

Rizólise nos dentes decíduos X permanentes

A reabsorção de raiz dentária nos dentes de leite é um antecedente. Desse modo, funciona como um requisito para a erupção dos permanentes.

Já nos permanentes, as primeiras etapas são semelhantes. Porém, depois o dente decíduo tem sua cripta separada do germe do permanente por meio do osso.

Agora que você já conhece o processo da rizólise, fique atento aos sinais e, caso haja alteração, procure um dentista!

ACESSO RÁPIDO
    Rodrigo Venticinque
    Rodrigo Venticinque é graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Possui pós-graduação em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Também é professor de pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio e atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Além disso, Rodrigo possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860 e é diretor da Clínica Venticinque Odontologia Biológica e Integrativa, que fica na Rua dos Chanés, 505 - Moema, São Paulo - SP.

    Leia também