Troca de dentes em crianças é um ciclo natural e espontâneo

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Os dentes de leite são temporários, mas muito importantes para o desenvolvimento da saúde bucal infantil

Uma das características mais marcantes da infância é a troca de dentes.

Esse acontecimento tão esperado pelos pais aponta o desenvolvimento da criança. Dessa maneira, a troca de dentes nunca passa desapercebida, principalmente pela formação da famosa “janelinha” no sorriso dos pequenos.

Troca de dentes é o processo de queda dos dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite, e o nascimento dos dentes permanentes. Esse ciclo é natural e ocorre, geralmente, entre os 7 e os 12 anos de idade.

Os dentes decíduos são os primeiros dentes a nascerem em nossas bocas, ainda durante os meses iniciais de vida. Ao todo, são 20, sendo que 10 estão localizados na parte superior da boca e 10 na parte inferior.

Por serem temporários, muitos duvidam de sua importância para a arcada dentária.

Contudo, os dentes de leite auxiliam e possibilitam o desenvolvimento da mandíbula, do maxilar e do osso alveolar da criança. Além disso, eles também abrem espaço e garantem o pleno desenvolvimento dos dentes permanentes.

A queda da primeira dentição se dá graças a um processo que recebe o nome de rizólise. A rizólise consiste na reabsorção natural das raízes dos dentes das crianças.

Desse modo, os dentes acabam perdendo a sua estabilidade e caindo. Esse processo conhecido como esfoliação.

Fases da troca de dentes

A troca de dente acontece em duas fases.

Primeira fase

A primeira é a queda dos dentes incisivos. Eles são oito: quatro anteriores superiores e quatro anteriores inferiores.

Normalmente, os incisivos centrais inferiores são os primeiros a caírem, formando a “janelinha” no sorriso da criança.

Posteriormente, chega a vez dos incisivos laterais inferiores.

Os incisivos centrais superiores e os laterais superiores são os próximos. A diferença entre a queda dos primeiros e desses segundos pode girar em torno de um ano.

Segunda fase

A segunda fase consiste na queda dos dentes caninos e dentes molares.

Mais uma vez, os inferiores são os primeiros a passarem pelo processo de troca.

Desse modo, após a troca dos caninos inferiores, ocorre a queda dos primeiros pré-molares, segundos pré-molares e, ao fim, dos caninos superiores.

Em geral, a segunda fase da troca acontece entre os nove e doze anos de idade.

Visita ao dentista

A troca de dentes ocorre de forma natural e sem apresentar grandes problemas. A cicatrização é rápida, o que significa que a perda de um dos dentes de leite não motiva sangramentos excessivos ou dores para a criança.

Contudo, se houver algum problema de erupção tardia ou erupção adiantada, uma visita ao consultório do médico dentista é indicada.

Assim, o profissional poderá avaliar a situação e a necessidade de algum tratamento ortodôntico.

Ainda, a perda precoce de um dente de leite requer uma ida ao dentista.

Isso porque a ausência desse dente pode, posteriormente, gerar problemas para o desenvolvimento da próxima arcada dentária.

Quais são os dentes de leite que não caem?

Os dentes que não passam pelo processo de troca de dentes são os terceiros molares, também conhecidos como dentes do siso. Esses dentes possuem erupção tardia e podem gerar grandes dores e incômodos para as pessoas. Por isso, em alguns casos, é necessária a sua extração.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!