Estruturas ósseas são cruciais para a realização de funções vitais para o corpo humano
Todo ser humano precisa de alimentação para se manter vivo. Contudo, os movimentos que necessitamos realizar para triturar e moer alimentos só são possíveis por causa dos ossos gnáticos.
Ainda, outras funções importantes para a sobrevivência humana, como a capacidade de comunicação, estão diretamente ligadas aos ossos gnáticos.
Ossos gnáticos são aqueles que compõem o sistema estomatognático, incluindo os ossos da maxila e da mandíbula.
Além deles, também fazem parte do sistema estomatognático uma série de articulações, músculos, glândulas, nervos, veias e artérias.
Os próprios dentes são estruturas fundamentais para esse sistema que envolve a cabeça e o pescoço.
Função e Características dos Ossos Gnáticos
A maxila é descrita como um osso de base, se mantendo fixo. Ela está localizada na parte frontal do crânio.
Entre as suas funções está o suporte aos elementos da arcada dentária superior.
Já a mandíbula é um osso móvel que está localizado na parte inferior da cabeça. Entre as suas funções está o suporte aos elementos da arcada dentária inferior.
Em geral, esses ossos atuam juntos na realização das funções comuns da cavidade oral, como a mastigação, a deglutição e a fala.
Isso porque ambas as estruturas se relacionam graças à articulação temporomandibular.
A articulação temporomandibular, também conhecida como ATM, é encarregada de realizar diversos movimentos do osso da mandíbula.
Portanto, quando algum problema atrapalha o bom funcionamento dessa articulação, é comum que a pessoa sinta dificuldades em abrir e fechar a boca.
Outros sintomas da chamada DTM (disfunção temporomandibular) são fortes dores de cabeça, sensação de pressão atrás dos olhos e deslocamento da mandíbula.
Além disso, dores nos ouvidos e sensação de flacidez nos músculos da mandíbula também podem estar relacionados com problemas na ATM.
Para o tratamento dessa condição, o paciente pode precisar do esforço de uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos e médicos dentistas.
Uma DTM pode ter diversas causas que serão descobertas apenas depois da realização de análises e exames.
Essas causas podem estar relacionadas à traumas ou pancadas, mas também podem ter fundo psicológico. Sendo o estresse, a tensão e a ansiedade alguns dos fatores de risco.
Metástase dos Ossos Gnáticos
Uma condição rara, mas que pode acontecer é a metástase dos ossos gnáticos.
Metástase é o processo no qual se forma uma lesão tumoral a partir de outra lesão que afetou o organismo.
Em geral, a metástase na mandíbula é a mais comum e acontece a partir de lesões neoplásicas primitivas.
Alguns exemplos dessas lesões são os tumores da mama, dos rins, da próstata e da glândula tiroide.
O osso gnático mais atingido pelo processo de metástase é a mandíbula, sendo que a metástase de ossos gnáticos que afeta o osso da maxila é significativamente mais rara.
Em alguns casos, o processo de metástase não acarreta sintomas para o paciente. Dessa maneira, seu diagnóstico só é possível após a realização de um exame radiográfico.
O grupo que mais corre risco sofrer com a metástase em ossos gnáticos são mulheres de idade mais avançada.