Confira aqui como Zia Chishti contribui para a área da odontologia
Na história da Odontologia, muitas personalidades foram essenciais para as inovações que ampliaram a tecnologia dentro da área. Um delas é Zia Chishti.
Se você ficou interessado pelo assunto, então fique ligado neste artigo! Isso porque vamos mostrar curiosidades sobre o papel de Zia Chishti na área da odontologia. Vamos começar?
Zia Chishti é um inventor e empreendedor californiano responsável por trazer novidades e otimizar instrumentos dentro do ramo da odontologia.
Biografia de Zia Chishti
Zia Chishti nasceu em 1971, em Bar Harbor, Maine, sob o nome de Wilson Lear. O americano trocou de nome quando foi morar no Paquistão junto com a mãe após a morte do pai.
Chishti permaneceu no Paquistão até o ano de 1988, quando voltou para os Estados Unidos. No país norte-americano, estudou na Universidade de Columbia, na cidade de Nova York.
Anos mais tarde, ele estudou na Universidade de Stanford, na Califórnia.
É durante esses anos de estudo na Califórnia que ele imagina um aparelho ortodôntico de plástico e transparente ao invés do aparelho de metal, como eram todos na época.
Dessa forma, é entre os anos de 1997 e 1999 que Chishti lança no mercado o primeiro aparelho ortodôntico transparente. A invenção é produzida a partir de placas de acetato.
Além disso, o aparelho é moldado de forma adequada para todos os dentes.
Com o lançamento no mercado, muitos profissionais da área da odontologia começaram a indicar o uso do aparelho transparente durante os tratamentos ortodônticos.
Isso porque este tipo de aparelho garante o alinhamento e correção dos dentes ao mesmo tempo que promove a estética dentária.
Conhecendo mais sobre os aparelhos ortodônticos
O aparelho ortodôntico é utilizado pelos ortodontistas nos pacientes com a finalidade de realizar o alinhamento dos dentes. Isso porque em alguns casos os dentes se desenvolvem de maneira inadequada.
Dessa forma, os aparelhos servem para corrigir a posição dos dentes ou para fins estéticos.
Existem diferentes tipos de aparelhos, sendo que os principais são: os fixos e os removíveis. O tipo de aparelho ideal para a correção dos dentes indicado pelo ortodontista depende do quadro clínico do paciente.
Por isso, é realizada uma avaliação criteriosa do quadro antes da indicação.
Tipos de aparelhos
Como já vimos, os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: os removíveis e os fixos.
Os removíveis são encaixados na boca e podem ser retirados pelo paciente ou ortodontista a qualquer hora, como na hora da alimentação. Eles podem ser:
- Ortodônticos: utilizados para realizar pequenas movimentações dentárias; e
- Ortopédicos: realizam correções de alterações ósseas de crescimento. Na maioria dos casos, são indicados para crianças e adolescentes na fase de crescimento. Eles são utilizados com a finalidade de inibir ou estimular o desenvolvimento dos ossos. Além disso, podem ser usados para redirecionar uma tendência de crescimento inadequada.
Enquanto isso, os aparelhos fixos são indicados quando a finalidade do tratamento é movimentar dentes dentro do osso. Desse modo, os aparelhos são compostos por bráquetes que devem suportar o arco metálico. Eles podem ser:
- Metálicos;
- Plásticos; e
- Porcelana
Importante: cada tipo de alinhador dentário tem uma indicação. Isso porque a arcada dentária de cada paciente é diferente e exige tipos diferentes de aparelhos.
Materiais
O aparelho ortodôntico pode ser de policarbonato, safira e porcelana. Essas opções são consideradas estéticas, já que suas peças de suporte se confundem com a coloração do dente ou nem aparecem.
E, claro, não podemos esquecer dos alinhadores transparentes inventados por Zia Chishti. Com eles, o paciente garante no futuro o sorriso bonito e saudável.