Whey protein e suplementos prejudicam a saúde da boca

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Suplementos utilizados em exercícios físicos podem causar resultados negativos na boca

Com o passar dos anos, uma série de suplementos e compostos que ajudam a saúde física chegaram ao mercado. O whey protein é um deles.

O whey protein é uma febre entre os frequentadores de academias e os que buscam uma alimentação focada no desenvolvimento físico e muscular.

Whey protein é um suplemento rico em proteínas muito utilizado em academias por ajudar no ganho de massa muscular. Contudo, essa substância pode acarretar certos riscos para a saúde da boca e dos dentes.

Neste artigo vamos apenas conversar sobre as consequências do uso excessivo do whey protein para a saúde dos nossos dentes e da nossa boca.

Riscos do whey protein para a saúde bucal

Muitas pessoas desconhecem a relação entre whey protein e saúde bucal. Por conter grandes quantidades de proteínas, o whey protein em excesso pode acarretar o mau hálito, também conhecido como halitose.

Isso porque as bactérias presentes na boca se alimentam das proteínas e liberam os gases geradores do mau hálito.

Para evitar a proliferação de bactérias, é de extrema importância que a pessoa mantenha uma excelente higiene oral e consuma bastante água.

Riscos de suplementos termogênicos para a saúde bucal

Os suplementos termogênicos aumentam a temperatura do corpo. Dessa maneira, promove a produção de suor pelo corpo, podendo causar a desidratação e a boca seca.

Entre os principais riscos relacionados à boca seca estão a formação de feridas na boca e a halitose.

Riscos de suplementos vitamínicos para a saúde bucal

Além do whey protein, outros tipos de suplementação são utilizados como modo de preparação para a realização de exercícios físicos.

Os suplementos vitamínicos, por exemplo, atuam na reposição de vitaminas no corpo. Desse modo, uma maior resistência física é garantida e o funcionamento do sistema imunológico é melhorado.

Contudo, eles também podem prejudicar a saúde dos dentes. Entre os tipos de suplementos vitamínicos que colocam em riso nossa saúde bucal, podem citar:

Suplementos com vitamina C

A vitamina C, quando consumida de forma incorreta, pode acarretar grandes danos aos dentes. O principal deles é o desgaste do esmalte dentário.

Além disso, a substância também propicia a maior ocorrência de cáries dentárias.

É importante ressaltar que se a substância for ingerida de maneira adequada (ou seja, quando não fica acumulada nos dentes), ele pode até promover o fortalecimento dos dentes.

Suplementos cítricos

O problema relacionado ao suplemento cítrico é a possibilidade de uma erosão dentária. Desse modo, os dentes podem ficar mais fracos.

Entre outros sinais de uma erosão nos dentes, estão: sensibilidade, amarelamento dos dentes, dentes arredondados, transparência e lesões da região oclusal.

Vitaminas efervescentes

Outro tipo de suplemento vitamínico que faz mal para os dentes são as vitaminas efervescentes. Isso porque elas causam efeitos corrosivos na arcada dentária, provocando um processo de desmineralização dentária.

A desmineralização do dente representa a perda de cálcio e de outros minerais da estrutura dental. Esses minerais são de extrema importância para manter o esmalte do dente intacto.

Sem ele, o dente fica frágil, fraco, poroso e aberto para infecções e doenças. Para evitar esse efeito, uma das medidas a serem tomadas é evitar a exposição dos dentes a qualquer tipo de substância após a ingestão do suplemento.

Além disso, também é recomendado que não se escove os dentes algumas horas após consumir a vitamina efervescente.

Outra boa dica é a ingestão de todos os tipos de vitaminas por meio de cápsulas ou com a utilização de canudos, evitando o contato direto com os dentes.

Nem o whey protein, nem os outros tipos de suplementos devem ter seu consumo interrompido, uma vez que evitar excessos e manter a saúde bucal em dia deve ser suficiente para impedir os efeitos negativos.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.