Viscosuplementação como tratamento da dor mandibular

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça a técnica que usa ácido hialurônico em casos de dor orofacial

Geralmente, os tratamentos para a disfunção temporomandibular (DTM) são clínicos e pouco invasivos. Mas há casos em que a dor mandibular é tão intensa que o médico pode indicar a viscosuplementação.

Apesar do nome complicado, a viscosuplementação é uma técnica com alto nível de sucesso. Foi desenvolvida por odontologistas para tratar alterações graves na região da articulação da mandíbula.

A viscosuplementação é feita com a aplicação de ácido hialurônico na parte interna da articulação da região da mandíbula. Essa técnica garante o bom funcionamento do maxilar, além de gerar conforto para os pacientes.

As dores na articulação da mandíbula ocorrem por causa de problemas no funcionamento dessa região. Dentre os tipos de alteração na DTM estão as inflamatórias, o deslocamento de disco e as alterações degenerativas.

Além dessas razões, a dor na mandíbula também tem relação com a redução da produção de líquido sinovial. Essa substância é responsável pela lubrificação e nutrição das células da articulação.

O ácido hialurônico melhora a qualidade e quantidade de líquido sinovial, e as infiltrações controlam a dor e processos degenerativos, além disso melhoram a função articular.

Os profissionais acreditam que sensação de melhora após a viscosuplementação da ATM é praticamente instantânea. Por isso, essa técnica tem se tornado uma das opções mais usadas nesses casos.

As aplicações podem ser realizadas em intervalos de 2 a 4 semanas, em até 5 sessões, que duram cerca de 15 minutos.

Essa intervenção é rápida e confortável e os efeitos colaterais são discretos (leve dor local e edema por um ou dois dias a injeção). Esses

Benefícios da Viscosuplementação

A viscosuplementação apresenta uma série de benefícios, principalmente na redução das dores na região temporomandibular. É um procedimento que melhora a qualidade de vida dos pacientes!

Pessoas que sofrem com quadros graves de DTM recuperam a capacidade de mastigar, sorrir e até mesmo falar após a aplicação do ácido hialurônico. Afinal, os incômodos acompanham todas essas ações.

Riscos da Injeção de Ácido Hialurônico

A técnica de viscusuplementação já foi liberada e autorizada pela Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial. Eles comprovaram que o uso do composto químico é seguro e eficiente no tratamento dessas condições.

No entanto, é necessário ter ciência que a aplicação do ácido e buscar especialistas que tenham experiência para aplicar o ácido hialurônico como tratamento para DTM.

Além disso, é preciso realizar um avaliação individual com diagnóstico antes de indicar esse tipo de procedimento.

Outros Tratamentos para DTM

disfunção temporomandibular também pode ser tratada de outras maneiras. O profissional indicado nesses casos é o dentista buco-maxilo-facial, que fará diagnostico e indicará os tratamentos mais adequados.

Uma das indicações é a aplicação de bolsas de água quente nos locais da dor. O uso de relaxante muscular, aspirina, anti-inflamatório e analgésicos também podem ser recomendados.

O paciente também pode recorrer a exercícios de relaxamento e controle da tensão muscular na mandíbula.

Em casos mais extremos, em que o paciente não consegue realizar atividades da rotina, o profissional pode indicar uma cirurgia. Ela é feita na articulação para recompor as áreas afetadas da mandíbula.

Como vimos, além da viscosuplementação, existem diversas maneiras de lidar com as dores orofaciais. O essencial é procurar um dentista assim que os primeiros sintomas surgirem.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.