Causas da mandíbula travada e suas consequências

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra quais são os sintomas e tratamentos para esse problema

Uma mandíbula travada é extremamente comum no meio odontológico. Porém muitas pessoas não sabem o que fazer quando enfrentam esse problema.

Para entender como lidar com a situação de mandíbula travada é bom você ficar ligado nesse artigo. Aqui explicaremos tudo o que você precisa saber.

A mandíbula travada normalmente é um sinal de disfunção temporomandibular (DTM), uma disfunção que afeta a articulação responsável pela ligação entre o maxilar e o osso temporal do crânio, chamada de ATM.

A DTM é pouco conhecida, mas pode se manifestar em qualquer faixa etária. Apesar disso, ela costuma afetar principalmente mulheres entre 20 e 40 anos.

Detalhes da ATM

Como já foi dito, a ATM é responsável por realizar a ligação mandibular.

Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, e por ser extremamente flexível, é responsável por todos os movimentos da mandíbula: para frente, para trás e para os lados.

Uma vez que ela sofre alguma lesão ou disfunção, o problema recebe o nome de DTM ou D-ATM.

Quais são os sintomas da mandíbula travada?

O travamento na mandíbula pode acarretar alguns problemas. Vamos listar alguns dos principais sintomas desencadeados pela anomalia:

  • Dor de cabeça crônica, enxaqueca;
  • Dor de ouvido e zumbidos;
  • Dificuldades na hora de abrir completamente a boca;
  • Inchaço na face;
  • Pressão atrás dos olhos;
  • Maxilar travado ao abrir ou fechar a boca;
  • Deslocamento da mandíbula;
  • Dificuldade na hora de mastigar; e
  • Sensação de que os dentes superiores e inferiores não encaixam.

Causas

A causa da mandíbula travada são variadas, por isso muitas vezes ela não é identificada. Porém, entre as mais comuns está o trauma na mandíbula.

Outros problemas na saúde também podem ajudar no desenvolvimento da DTM, como a artrite na ATM, efeitos da idade na articulação e até mesmo impactos.

Deformações faciais de nascença e bruxismo também são causas frequentes. Até mesmo estresses emocionais e tensões musculares podem estar ligados ao aparecimento da patologia.

Como posso me tratar?

A verdade é que ainda não existe um tratamento exato para o problema. Mas não se preocupe, vamos dar algumas dicas do que você pode fazer quando a mandíbula travar.

Para aliviar as dores musculares você pode tomar medicamentos como relaxantes musculares e aspirinas. Realizar uma compressa com um pano úmido e quente na região do incômodo também pode ajudar a amenizar as dores.

Utilizar um “splint”, uma espécie de protetor bucal noturno, que é feito sob medida para a boca do paciente também é uma opção.

Ele é encaixado nos dentes superiores, e impede que haja um atrito entre os dentes superiores e inferiores, reduzindo o efeito nocivo do travamento e do rangido entre eles.

Aprender técnicas de relaxamento para auxiliar no controle da tensão muscular na mandíbula também é válido. Seu dentista pode sugerir que você procure treinamento ou aconselhamento para eliminar o estresse.

Quando nenhum desses procedimentos funciona, a pessoa deve apelar para uma cirurgia na articulação temporomandibular.

Contudo, para saber o tratamento adequado para a mandíbula travada o ideal é consultar o seu dentista. Ele pode identificar o melhor tratamento para cada caso de DTM.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!