DENTISTAS

Viscosuplementação como tratamento da dor mandibular

Viscosuplementação como tratamento da dor mandibular

Conheça a técnica que usa ácido hialurônico em casos de dor orofacial

Geralmente, os tratamentos para a disfunção temporomandibular (DTM) são clínicos e pouco invasivos. Mas há casos em que a dor mandibular é tão intensa que o médico pode indicar a viscosuplementação.

Apesar do nome complicado, a viscosuplementação é uma técnica com alto nível de sucesso. Foi desenvolvida por odontologistas para tratar alterações graves na região da articulação da mandíbula.

A viscosuplementação é feita com a aplicação de ácido hialurônico na parte interna da articulação da região da mandíbula. Essa técnica garante o bom funcionamento do maxilar, além de gerar conforto para os pacientes.

As dores na articulação da mandíbula ocorrem por causa de problemas no funcionamento dessa região. Dentre os tipos de alteração na DTM estão as inflamatórias, o deslocamento de disco e as alterações degenerativas.

Além dessas razões, a dor na mandíbula também tem relação com a redução da produção de líquido sinovial. Essa substância é responsável pela lubrificação e nutrição das células da articulação.

O ácido hialurônico melhora a qualidade e quantidade de líquido sinovial, e as infiltrações controlam a dor e processos degenerativos, além disso melhoram a função articular.

Os profissionais acreditam que sensação de melhora após a viscosuplementação da ATM é praticamente instantânea. Por isso, essa técnica tem se tornado uma das opções mais usadas nesses casos.

As aplicações podem ser realizadas em intervalos de 2 a 4 semanas, em até 5 sessões, que duram cerca de 15 minutos.

Essa intervenção é rápida e confortável e os efeitos colaterais são discretos (leve dor local e edema por um ou dois dias a injeção). Esses

Benefícios da Viscosuplementação

A viscosuplementação apresenta uma série de benefícios, principalmente na redução das dores na região temporomandibular. É um procedimento que melhora a qualidade de vida dos pacientes!

Pessoas que sofrem com quadros graves de DTM recuperam a capacidade de mastigar, sorrir e até mesmo falar após a aplicação do ácido hialurônico. Afinal, os incômodos acompanham todas essas ações.

Riscos da Injeção de Ácido Hialurônico

A técnica de viscusuplementação já foi liberada e autorizada pela Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial. Eles comprovaram que o uso do composto químico é seguro e eficiente no tratamento dessas condições.

No entanto, é necessário ter ciência que a aplicação do ácido e buscar especialistas que tenham experiência para aplicar o ácido hialurônico como tratamento para DTM.

Além disso, é preciso realizar um avaliação individual com diagnóstico antes de indicar esse tipo de procedimento.

Outros Tratamentos para DTM

disfunção temporomandibular também pode ser tratada de outras maneiras. O profissional indicado nesses casos é o dentista buco-maxilo-facial, que fará diagnostico e indicará os tratamentos mais adequados.

Uma das indicações é a aplicação de bolsas de água quente nos locais da dor. O uso de relaxante muscular, aspirina, anti-inflamatório e analgésicos também podem ser recomendados.

O paciente também pode recorrer a exercícios de relaxamento e controle da tensão muscular na mandíbula.

Em casos mais extremos, em que o paciente não consegue realizar atividades da rotina, o profissional pode indicar uma cirurgia. Ela é feita na articulação para recompor as áreas afetadas da mandíbula.

Como vimos, além da viscosuplementação, existem diversas maneiras de lidar com as dores orofaciais. O essencial é procurar um dentista assim que os primeiros sintomas surgirem.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também