Vinagre é considerado um auxiliar natural à saúde bucal?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Geralmente usado como tempero, seu uso possui ainda outras diversas finalidades

Temperar saladas, esterilizar legumes e verduras, amaciar roupas, tirar gordura e mofo. Essas são apenas algumas das funções que podem ser exercidas pelo vinagre, sabia?

Seu índice nutricional não é dos maiores, porém, o vinagre balsâmico se destaca principalmente por apresentar antioxidantes que previnem o envelhecimento. Além de também estar presente na endodontia.

Dessa forma, o vinagre é um tipo de condimento líquido fabricado por meio da fermentação do ácido contido em certas bebidas. Em especial o vinho e também em certas frutas.

Neste artigo, vamos apresentar seus benefícios para a saúde e também explicar qual a sua relação com a odontologia!

Benefícios do Vinagre

Conhecido por reduzir o nível de glicose no sangue e auxiliar na perda de peso, é ainda uma boa alternativa de tempero com poucas calorias. Além de ser um poderoso antioxidante. Seus principais benefícios são:

  1. Ajuda a perder peso: com propriedades que aumentam a saciedade, faz com que a pessoa, após ingeri-lo, coma menos. A perda de peso e de gordura, assim como a diminuição do índice de massa corporal e da circunferência da cintura, também tendem a diminuir significantemente.
  2. Aumenta a absorção de minerais: como é um alimento rico em ácidos como o ácido acético, o vinagre é responsável por aumentar a absorção de vários minerais. Muitas verduras ricas em nutrientes também têm componentes que dificultam a absorção dos mesmos. Por isso, temperar a comida com vinagre pode ser a ajuda que seu corpo precisa para conseguir os minerais necessários para se manter saudável. Algumas folhas verde escuras são ótimas fontes de cálcio, mas inibem a absorção, quando combinadas com o vinagre, se tornam muito ricos.
  3. Controle do nível de açúcar no sangue: ajudam em casos de pacientes que sofrem com diabetes tipo 2 ao controlar o nível de açúcar presente no sangue. Ao desativar algumas enzimas digestivas que transformam os carboidratos em açúcar, desacelera a entrada do açúcar na corrente sanguínea. Evitando que se acumule em acesso no sangue.
  4. Propriedades antioxidantes: combatendo os radicais livres que aceleram o envelhecimento do corpo. O vinagre fortalece ainda o sistema imunológico e previne o desenvolvimento de tumores cancerígenos. O vinagre de arroz, por exemplo, é o mais eficiente quando falamos de evitar câncer.
  5. Controle da pressão arterial: o vinagre de maçã possui ácido clorogênico que evita a oxidação do LDL. Essa substância provoca um bloqueio do fluxo sanguíneo e pode levar a um ataque cardíaco ou a um enfarto

Uso do vinagre na odontologia

Na área de odontologia, o vinagre é muito utilizado como um auxiliar químico em endodontia. Isso porque suas propriedades ajudam na permeabilização dentária.

O uso de substancias químicas durante a instrumentação de canais radiculares acontece a fim de impedir que ocorra formação de magma e a deposição nas paredes internas. Podendo causar obstrução parcial ou até total.

O vinagre de maçã funciona como solução auxiliar na fase do preparo químico na endodontia. Ele merece atenção devido aos resultados eficazes que apresenta quando comparado a outras soluções já testadas.

A relação entre vinagre e saúde bucal vai além da endodontia. Afinal, ele também atua em casos de emergência e alivia fortes dores.

Fazer bochechos com água morna e vinagre, por exemplo, auxilia a desinchar levemente abcessos. É indicado quando o rosto ou a gengiva ficam inchados devido a uma inflamação dentária.

Ressaltamos que uso efetivo ou não do vinagre deve depender sempre da recomendação de um dentista. Desse modo, consulte sempre um profissional e evite problemas.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!