Endodontia mecanizada: as vantagens e detalhes da técnica

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A evolução dos equipamentos no tratamento mais comum dos consultórios odontológicos

A endodontia é a especialidade que cuida do interior dos dentes e seu procedimento mais comum é o tratamento de canal. O procedimento é o mais realizado nos consultórios. Por isso, a odontologia não demorou a incluir tecnologia ao procedimento através da endodontia mecanizada.

Assim, neste artigo, nós vamos conversar mais sobre a endodontia mecanizada. O que é? Quais materiais são usados? O que muda no procedimento? Existem riscos nessa nova aplicação da técnica?

A endodontia mecanizada nada mais é do que o tratamento de canal realizado com instrumentos com motor. Esses materiais são feitos de níquel-titânio e oferecem uma nova forma de realizar o procedimento.

Os materiais mecanizados

O grande diferencial dessa técnica é, de fato, seus materiais mecanizados. Afinal, o procedimento em si é realizado praticamente da mesma forma – só que bem mais rápido do que era antes.

Quando falamos em instrumentos mecanizados, nos referimos, principalmente, às limas endodônticas. São elas que recebem maiores aparatos de automação dentre os instrumentos usados no tratamento de canal.

Essas limas se diferenciam, em primeiro lugar, pelo material utilizado. Separamos as características mais marcantes desses instrumentos, confira:

  • O equipamento que mais se adaptou a mecanização é feito de níquel-titânio (Ni-Ti);
  • O instrumento endodôntico será utilizado com o auxilio de um motor endodôntico;
  • Na maioria dos casos, o material é utilizado apenas uma vez e já deve ser descartado. Tudo depende do tipo de instrumento mecanizado, da empresa fabricante, do material utilizado, etc. No entanto, é importante ficar atento a esses detalhes!
  • Por ter muitos materiais descartáveis após primeiro uso, nem sempre seu custo valerá a pena o investimento;
  • A mecanização do processo pode agilizar em 2 vezes, ou mais, o tempo gasto em um tratamento de canal.

O que muda na endodontia mecanizada?

O processo mais demorado no tratamento de canal é o preparo químico-mecânico do canal radicular.  É por isso que os instrumentos automatizados são focados nessa fase, acelerando e facilitando o procedimento.

Além disso, o sucesso do tratamento de canal está na limpeza, modelagem e desinfectação do canal radicular. A aplicação das técnicas mecanizadas permitem que esses três pontos sejam feitos de forma impecável, o que é mais uma vantagem!

Existem riscos na mecanização?

Os riscos da endodontia mecanizada automatizada estão relacionados a má aplicação dos instrumentos pelos dentistas. Os principais erros cometidos são:

  • Acesso e aberturas erradas: esses dois erros levam a perfurações indesejáveis, além de atrapalhar todo o processo;
  • Erros na determinação do comprimento do canal (por falta de exames pré-operatórios ou não uso de um localizador apical eletrônico);
  • Falta de irrigação e falta de permeabilização no ápice do canal;
  • Não conhecer todos os usos do equipamento e suas necessidades de preparo.

Como se pode notar, os erros não estão ligados diretamente ao equipamento, mas ao seu uso indevido.

Assim, se você é cirurgião-dentista e quer implementar sua técnica com o uso desses instrumentos, tenha em vista que é necessário estudar antes de aplicar.

Afinal, a endodontia mecanizada, assim como o tratamento de canal tradicional, deve ser feito com muito cuidado e preparo!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.