Tipos de limas endodônticas e suas diferentes funções

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça os tipos e funções desses instrumentais endodônticos

É normal ter um certo receio quando somos submetidos à tratamentos endodônticos. Afinal, são muitos processos e são usados diversos instrumentais odontológicos, como as limas endodônticas.

As limas endodônticas são de natureza metálica e variam conforme suas funções. Também podem ter numerações, cores, larguras, formas e séries diferentes.

Limas endodônticas podem parecer uma faquinha de limpeza, e são usadas pelo endodontista ou pelo dentista clínico no tratamento de canal. Dentre suas funções está o preparo e alargamento do canal radicular.

Confira algumas das principais funções da lima endodôntica:

  • Preparo do canal endodôntico;
  • Alargamento do canal para que o mesmo possa ser fechado de forma adequada;
  • Moldar o canal após alargar;
  • Introduzir e remover qualquer material ou substância do canal;
  • Remover o nervo de dentro do canal;
  • Aspectos físicos, químicos, biológicos e anatômicos nos seus mais variados quesitos.

Esse instrumental odontológico está sendo, aos poucos, substituído por sistemas rotatórios. O movimento que antes era realizado manualmente pelo dentista, se torna mais controlado e estável com a automatização.

Uma vez que o profissional se acostuma com o uso dos sistemas automáticos, o tratamento acaba mais rápido. Essa velocidade pode beneficiar tanto o dentista como o paciente.

Apesar da aparência pontiaguda, as limas endodônticas não vão causar dor, já que o paciente deve estar anestesiado. Por isso, não há razão para temer o tratamento de canal.

Tipos de Limas Endodônticas

As limas tradicionais de uso manual podem ser divididas de acordo com três classificações: limas do tipo Kerr, as limas tipo flex e as hedstroem.

Visualmente não é possível diferenciar cada uma delas. O que difere é apenas a marcação que existe no cabo. A referência da lima Kerr é um quadrado desenhado e na flex um triângulo.

No caso da Hedstroem é um pouco mais fácil porque a parte ativa da lima parece um parafuso, embora em algumas tenham a identificação no cabo de um círculo ou vírgula.

Veja as especificidades de cada uma das limas para tratamento de canal:

  • Kerr – hate quadrangular, espiral de passos curtos, torneada e com ângulo de 45º.
  • Flex – haste triangulas, maior número de espirais com passos mais curtos, torneada e flexível.
  • Headstrom – cones superpostos, cortes na base dos cones, alta capacidade de cortes, usinada, maior remoção de resíduos e usada após as limas Kerr ou Flex.

Tratamento de Canal

O tratamento de canal nada mais é do que a recuperação da parte interna (polpa ou nervo) do dente, seguida pela remoção do tecido pulpar e da vedação do canal.

Em resumo, quando um paciente chega ao dentista com o canal em crise, o tratamento consiste em abrir o dente e aliviar a dor. O dentista desaloja as bactérias invasoras dali e, por fim, remenda sua área interna.

Essa técnica, também conhecida como endodontia, deve ser usada quando há algum tipo de lesão na polpa do dente – o que normalmente causa fortes dores.

Uma indicação também comum do tratamento de canal é quando acontece algum tipo de pancada no dente e consequente morte pulpar. O canal do dente é a morte ou a ruína do nervo que mora ali.

Esse procedimento é um dos mais comuns na odontologia, mas existe uma maneira muito simples de evitá-lo: basta manter a sua higiene bucal em dia.

Portanto, se você quer ficar longe das limas endodônticas, não deixe a escovação de lado e nem o uso do fio dental. Lembre-se também de visitar seu dentista a cada seis meses.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.