Vedamento labial é tratado por equipe interdisciplinar

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a relação do vedamento labial com a área da odontologia

A nossa respiração nasal é muito importante. Dessa forma, quando não usamos o nariz e sim a boca para respirar podemos causar complicações na nossa saúde. Uma das respostas para respirarmos pela boca é a ausência de vedamento labial.

A ausência de vedamento labial pode ter diferentes causas. Por isso, uma equipe de profissionais realiza o diagnóstico, bem como o tratamento para fazer o paciente respirar pelo nariz e garantir o vedamento labial.

O vedamento labial é o contato entre o lábio superior e o lábio inferior. Dessa forma, eles permanecem selados ou fechados.

Se você ficou interessado pelo assunto então fique ligado neste artigo! Isso porque vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o vedamento labial.

Vamos começar?

O que causa a ausência do vedamento labial?

A falta de selamento labial é resultado de quatro principais causas.

As alterações obstrutivas das vias respiratórias são um exemplo. Dessa forma, o paciente apresenta a respiração comprometida por desvio de septo. Assim, ele recorre à respiração pela boca.

O selamento labial inadequado também pode ser consequência de alterações orofaciais e oclusais. Além dessas causas, o selamento inadequado pode ser resultado de um mau hábito.

Normalmente esse hábito já começa na fase infantil e se estende para a fase adulta. Com isso, o paciente se acostuma a não fechar os lábios e respirar pela boca.

Principais riscos da respiração bucal

Quando o paciente não apresenta o selamento dos lábios, as suas chances de respirar pela boca aumentam. E, como já vimos, isso pode causar complicações para a nossa saúde.

Alguns dos principais riscos de não ter o selamento são:

  • Mal desenvolvimento dos ossos da face (principalmente quando a respiração bucal é iniciada na fase infantil);
  • Má oclusão dentária;
  • Dentes tortos;
  • Cárie;
  • Gengivite;
  • pH da boca se torna ácido;
  • Desmineralização do dente; e
  • Alteração no perfil dos lábios.

Como está relacionado com a área da odontologia?

Como já vimos, a falta de vedamento dos lábios está associada à problemas orofaciais e oclusais. Além disso, pode trazer consequências sérias para a saúde bucal do paciente.

Por isso, os profissionais da odontologia são indicados para diagnosticar e tratar o que está relacionado com a falta de contato dos lábios.

A área da ortodontia é a mais adequada para esses quadros clínicos. Isso porque os ortodontistas estudam as alterações oclusais e orofaciais de forma mais aprofundada.

Assim, os profissionais podem sugerir aos pacientes a correção das más oclusões que não permitem o selamento dos lábios, por exemplo. Com isso, é possível restabelecer o contato labial.

Importante: os ortodontistas trabalham em equipe com os fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas para buscar o melhor tratamento para o paciente.

Os fonoaudiólogos podem indicar exercícios para adequar o selamento do paciente. Além disso, os otorrinolaringologistas são responsáveis por restabelecer a respiração nasal.

Agora que você já conhece mais sobre o vedamento labial, que tal marcar uma consulta com o dentista de confiança? Dessa forma você garante que a sua saúde esteja em dia!

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.