Respirar pela boca pode prejudicar sua saúde bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Esse hábito aparentemente inofensivo pode causar sérios danos à sua saúde bucal

Você já se pegou respirando pela boca durante o dia ou noite? Pois saiba que respirar pela boca é um dos piores hábitos e está diretamente relacionada a sua saúde bucal.

Nesse texto, vamos conversar sobre o porquê é tão ruim respirar pela boca. E claro, vamos dar dicas para você cortar já esse costume!

O ato de respirar pela boca pode surgir ainda na primeira infância. Normalmente, vem associado de algum problema respiratório, como alergias e desvio de septo. Esses problemas deixam o nariz tampado e a única via de respiração se torna a boca.

Muitas pessoas já notaram que têm esse problema, mas não se incomodaram com o fato. Afinal, respirar pela boca parece um ato inofensivo, certo? E não é! Por isso, fique atento.

Quais os malefícios bucais de respirar pela boca?

A respiração oral traz inúmeros malefícios. O nariz é o órgão preparado para a respiração: ele filtra, aquece e encaminha o ar para o local correto. Já a boca não tem nenhum desses recursos.

O ar que entra no nosso corpo não passa por qualquer filtro e deixa o caminho livre para as bactérias festejarem na boca. Durante a noite, esse hábito pode causar o ronco e outros problemas com relação a qualidade do seu sono.

Focando na saúde bucal, a respiração pela boca pode trazer prejuízos desde a formação dos ossos até a estrutura dos dentes. Na lista a seguir, você pode conferir alguns desses prejuízos:

  • Mal desenvolvimento dos ossos da face (principalmente quando a respiração oral se inicia na infância);
  • Má oclusão;
  • Dentes tortos;
  • Cáries;
  • Gengivite;
  • pH bucal ácido;
  • Desmineralização do dente;
  • Outros.

Por que isso acontece?

Imagine que todo seu corpo está preparado para viver em condições ideais para seu funcionamento perfeito. É por isso que buscamos sempre a melhor alimentação, praticar exercícios e desenvolver bons hábitos.

A nossa boca possui sua “condição perfeita”, que envolve o pH, a saliva e outros fatores.

Quando respiramos pela boca, desequilibramos esse cenário. O ar resseca a boca e nós passamos a ter menos saliva do que o indicado. Isso faz que o pH da boca fique ácido – e um pH ácido causa diversos prejuízos para sua saúde bucal.

Sem a saliva para proteger e com o pH ácido, a boca vira um parque de diversão para as bactérias. O cenário ácido desmineraliza os dentes, deixando mais fácil para as bactérias causarem cáries. A gengivite surge nesse mesmo cenário.

Como tratar esse problema?

Como todos os problemas relacionados a hábitos, o primeiro passo para parar de respirar pela boca sempre será a colaboração do paciente.

Se você não estiver disposto a colaborar com o tratamento, nada fará efeito. A mudança começa com você!

No caso de crianças, não hesite em procurar ajuda assim que notar o problema. Isso pode evitar o mal desenvolvimento ósseo do seu filho e que ele use aparelho no futuro!

O tratamento é feito de forma conjunta com profissionais de várias áreas. O time de costuma ser formado por um otorrinolaringologista, um fonoaudiólogo e um cirurgião-dentista.

Eles são os mais capacitados para traçar um plano de tratamento conjunto para solucionar seu problema e suas consequências.

Respirar pela boca causa mais problemas do que você imaginava? Pois então não perca tempo e procure um profissional assim que notar qualquer distúrbio na sua respiração!

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.