Urgência endodôntica e emergência endodôntica: o que são?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a diferença entre urgência endodôntica e emergência endodôntica

Você está sentindo dores na polpa dentária? Se a resposta for sim, fique atento! Você pode estar apresentando um caso de urgência endodôntica.

Apesar de não precisar de tratamento imediato, é ideal que você cuide da sua saúde bucal. Por isso, você precisa ir até o clínico geral ou o endodontista. Mas, afinal, o que é a urgência endodôntica?

A urgência endodôntica é um caso clínico que é sério, mas não apresenta riscos imediatos para a saúde do paciente. Por isso, os tratamentos não precisam ser feitos de forma instantânea.

A urgência endodôntica também é conhecida como urgência pulpar e urgência em endodontia. Nesse artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre a urgência endodôntica. Vamos começar?

Urgência endodôntica versus emergência endodôntica

Apesar de terem nomes parecidos, as urgências são diferentes das emergências. Mas, como?

Bom, as urgências pulpares são caracterizadas por quadros clínicos sérios, mas sem riscos repentinos para o paciente. Assim, o tratamento não precisa ser imediato.

Enquanto isso, a emergência endodôntica é caracterizada por quadros clínicos sérios e que podem trazer riscos sérios- e até mortais- para o paciente. Por isso, o tratamento precisa ser realizado de forma mais rápida possível.

Importante: para recuperar a vitalidade e funcionalidade da polpa dentária e, consequentemente da saúde bucal, você precisa procurar por uma equipe odontológica assim que sentir dores.

Tanto os tratamentos de urgência como os de emergência procuram aliviar a dor que o paciente está sentindo. Além disso, também controlam a alteração pulpar.

Mas, se você está com dúvidas sobre quais são as urgências e emergências principais, pode ficar tranquilo. Isso porque vamos descobrir agora.

Principais urgências endodônticas

Agora que nós já sabemos diferenciar as urgências das emergências, vamos descobrir quais são os principais quadros clínicos de cada uma.

As principais urgências endodônticas são:

  • Pulpite sintomática;
  • Periodontite apical sintomática infecciosa; e
  • Abscesso periapical sem fístula.

Enquanto isso, as principais emergências endodônticas são:

  • Tumefação;
  • Traumas; e
  • Inflamações.

Preciso ir ao dentista?

Assim que você notar que está manifestando alguma urgência, você deve ir ir até o clínico geral ou ao endodontista assim que puder.

Só assim o profissional consegue fazer o diagnóstico, para ter certeza do problema bucal e, então, planejar o melhor tratamento.

Mas como é feito o diagnóstico? O profissional fará exames para confirmar o resultado. Assim, o primeiro exame a ser realizado é o exame clínico. Esse exame é dividido em: anamnese e exame físico.

Na anamnese, o profissional fará perguntas sobre os sintomas e o histórico médico do paciente. Já no exame físico, o profissional analisa toda a região anatômica bucal do paciente.

Além disso, o profissional fará exames de sensibilidade pulpar e testes de inflamação .

Os exames de sondagem periodontal e os exames radiográficos são testes complementares para confirmar o diagnóstico.

Assim que os resultados confirmarem algum problema pulpar, o profissional odontológico já começa a buscar métodos de  tratamentos.

Por isso, não perca tempo! Assim que notar a urgência endodôntica, faça uma visita assim que puder ao profissional de confiança. Só assim você garante um sorriso saudável e bonito.

Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira
Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.