Confira aqui a diferença entre urgência endodôntica e emergência endodôntica
Você está sentindo dores na polpa dentária? Se a resposta for sim, fique atento! Você pode estar apresentando um caso de urgência endodôntica.
Apesar de não precisar de tratamento imediato, é ideal que você cuide da sua saúde bucal. Por isso, você precisa ir até o clínico geral ou o endodontista. Mas, afinal, o que é a urgência endodôntica?
A urgência endodôntica é um caso clínico que é sério, mas não apresenta riscos imediatos para a saúde do paciente. Por isso, os tratamentos não precisam ser feitos de forma instantânea.
A urgência endodôntica também é conhecida como urgência pulpar e urgência em endodontia. Nesse artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre a urgência endodôntica. Vamos começar?
Urgência endodôntica versus emergência endodôntica
Apesar de terem nomes parecidos, as urgências são diferentes das emergências. Mas, como?
Bom, as urgências pulpares são caracterizadas por quadros clínicos sérios, mas sem riscos repentinos para o paciente. Assim, o tratamento não precisa ser imediato.
Enquanto isso, a emergência endodôntica é caracterizada por quadros clínicos sérios e que podem trazer riscos sérios- e até mortais- para o paciente. Por isso, o tratamento precisa ser realizado de forma mais rápida possível.
Importante: para recuperar a vitalidade e funcionalidade da polpa dentária e, consequentemente da saúde bucal, você precisa procurar por uma equipe odontológica assim que sentir dores.
Tanto os tratamentos de urgência como os de emergência procuram aliviar a dor que o paciente está sentindo. Além disso, também controlam a alteração pulpar.
Mas, se você está com dúvidas sobre quais são as urgências e emergências principais, pode ficar tranquilo. Isso porque vamos descobrir agora.
Principais urgências endodônticas
Agora que nós já sabemos diferenciar as urgências das emergências, vamos descobrir quais são os principais quadros clínicos de cada uma.
As principais urgências endodônticas são:
- Pulpite sintomática;
- Periodontite apical sintomática infecciosa; e
- Abscesso periapical sem fístula.
Enquanto isso, as principais emergências endodônticas são:
- Tumefação;
- Traumas; e
- Inflamações.
Preciso ir ao dentista?
Assim que você notar que está manifestando alguma urgência, você deve ir ir até o clínico geral ou ao endodontista assim que puder.
Só assim o profissional consegue fazer o diagnóstico, para ter certeza do problema bucal e, então, planejar o melhor tratamento.
Mas como é feito o diagnóstico? O profissional fará exames para confirmar o resultado. Assim, o primeiro exame a ser realizado é o exame clínico. Esse exame é dividido em: anamnese e exame físico.
Na anamnese, o profissional fará perguntas sobre os sintomas e o histórico médico do paciente. Já no exame físico, o profissional analisa toda a região anatômica bucal do paciente.
Além disso, o profissional fará exames de sensibilidade pulpar e testes de inflamação .
Os exames de sondagem periodontal e os exames radiográficos são testes complementares para confirmar o diagnóstico.
Assim que os resultados confirmarem algum problema pulpar, o profissional odontológico já começa a buscar métodos de tratamentos.
Por isso, não perca tempo! Assim que notar a urgência endodôntica, faça uma visita assim que puder ao profissional de confiança. Só assim você garante um sorriso saudável e bonito.