Tricresol Formalina pode ser altamente prejudicial à saúde

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A substância a base de formaldeído causa danos graves aos tecidos vivos

É extremamente comum encontrar o tricresol formalina em um consultório odontológico. A substância é tratada por alguns dentistas como essencial para o ofício da profissão.

Entretanto, o componente gera muita polêmica no cenário da odontologia. Enquanto alguns profissionais defendem a sua utilização, outros alegam que o tricresol formalina causa danos ao organismo humano.

Tricresol formalina é uma substância bastante utilizada na odontologia como curativo de demora da câmara pulpar dentária.

Para que serve o tricresol formalina na odontologia?

O tricresol formalina foi um dos medicamentos mais utilizados na odontologia para a realização de terapias pulpares. Este medicamento propicia a desinfecção do canal, dando condições para reparar as lesões periapicais.

Ocorre também uma ação bactericida à distância, através da liberação de vapores do formaldeído, elemento base na constituição do tricresol. Entretanto, existem diversas discordâncias em relação a sua utilização.

Tricresol formalina é motivo de polêmica

Apesar de apresentar um índice elevado de sucesso clínico e radiográfico em tratamentos endodônticos, nos últimos tempos muitos profissionais vêm se atentando as propriedades tóxicas desta material.

A base para a produção desse medicamento é o formaldeído, um composto volátil, feito a partir do metanol, que é um álcool extremamente prejudicial a saúde.

Segundo estudos, o elemento possui propriedades cancerígenas, colocando em dúvida a sua utilização na realização de procedimentos odontológicos.

Em resumo, apesar de controlar as infecções de origem endodôntica com maestria, o medicamento pode propiciar a irritação e até mesmo destruição total de tecidos vivos.

Tricresol formalina pode ser substituído por outras técnicas

Para evitar que seus pacientes entrem em contato com uma substância nociva, existem outros procedimentos que podem ser realizados, obtendo o mesmo resultado final. São eles:

  • Terapia do ozônio, uma técnica terapêutica que mistura o O3 com o oxigênio;
  • Utilização de frequenciais, uma técnica vibracional informativa e regenerativa;
  • Fototerapia dinâmica, utilizando a ação direta de substâncias fotossintetizantes ;
  • Prata coloidal, um poderoso antibiótico natural.

O que é formocresol?

O formocresol é o medicamento mais comumente usado na terapia pulpar de dentes decíduos. Ele geralmente é escolhido como medicação em realizações de pulpotomias.

Assim, o ideal é que empregado no tratamento de dentes decíduos vitais com exposição pulpar por cárie. A ação bactericida do formocresol se dá junto aos microrganismos presentes nos canais radiculares.

Entretanto, a concentração dessa substância é extremamente semelhante a do tricresol. Ele também contém formaldeído, porém em concentrações diferentes.

Enquanto o tricresol apresentam em torno de 90% de formaldeído, o formocresol possui entre 19 % e 45% do ingrediente.

Apesar de apresentar uma concentração muito menor, ainda assim o uso de formocresol não é indicado em nenhuma situação.

Sobre o formaldeído

A substância possui odor forte e irritante, além de ser altamente inflamável e reativo. Ou seja, liga-se com outras substâncias muito facilmente, originando produtos químicos e altamente poluentes.

Quando está na forma líquida, o formaldeído pode ser chamado de formol. No meio ambiente, o formaldeído é originado em incêndios naturais ou até mesmo em processos de decomposição natural.

Como ele também serve de matéria prima para muitos produtos, como o tricresol formalina, o formaldeído ainda pode ser jogado no ar através dos dutos de ventilação das fábricas.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.