Tributação para dentistas: como saber qual escolher?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Contratar um contador ou profissional da área para fazer a escolha pode ser um diferencial!

É muito comum que, em algum momento da carreira profissional, o cirurgião-dentista tenha a ideia de abrir seu próprio consultório. Isso envolve automaticamente a tributação para dentistas.

Por isso, se você está nesse momento da sua vida, saiba que é fundamental conhecer mais sobre essa tributação para dentistas evitando futuras dores de cabeça.

Tributação para dentistas envolve o planejamento financeiro de tributos e impostos que o cirurgião-dentista deverá pagar, tanto para os que atuam na pessoa física, quanto para os que escolheram pelo regime autônomo.

Qual a Melhor Tributação Para Dentistas?

Normalmente, são duas as categorias existentes e mais comuns que podem ser escolhidas pelos dentistas:

  1. Dentista autônomo (pessoa física);
  2. Dentista empreendedor (pessoa jurídica).

A odontologia está longe de ser a única área em que os profissionais têm dúvidas sobre o que é necessário para se abrir uma empresa. Porém, este artigo é direcionado apenas aos dentistas.

Tributação Para Dentistas Empreendedores x Autônomos

São diversos os benefícios ao se optar trabalhar pelo regime como uma pessoa jurídica. Ao decidir abrir uma empresa, as oportunidades de crescimento, sendo dono e tendo a sua própria equipe, são muito altas.

Porém, por mais que não seja extremamente complicado, também não é um processo simples. Independentemente de qual lado você escolher, sua carga tributária deve ser planejada.

Tributação para Dentistas como Pessoa Física

Se essa será opção, permanecer como autônomo, a forma de calcular seus tributos é feita por meio do IRPF, INSS e o ISS. Existem algumas especificações para esses casos:

  1. INSS: limitado ao teto de 20% sobre o valor do serviço;
  2. ISS: Imposto Sobre Serviços (ISS), é um tributo cobrado pelos municípios e pelo Distrito Federal. Por se tratar de um imposto municipal, os valores variam de acordo com cada cidade;
  3. IRPF: tem uma tabela progressiva de até 27,5% sobre o valor bruto do serviço.

Se essa for de fato sua opção, é importante lembrar-se que é obrigatório estar sempre em dia com seu livro caixa e carnê leão. Dessa forma, é possível comprovar suas obrigações para com a Receita Federal cumpridas.

Tributação para Dentistas Empreendedores

Aqui em nosso país são três os tipos de regimes de tributação para dentistas como pessoa jurídica que, ao abrir a sua empresa, o dentista pode se enquadrar. São eles:

  • Simples Nacional
  • Lucro Presumido
  • Lucro Real

Neste caso, que é necessário saber é que, independente de qual seja o regime escolhido, você não estará isento do pagamento de impostos. Pelo contrário, deverá estar sempre em dia com todos eles.

Por isso, é preciso sim analisar qual será o mais adequado para seu caso. Nesse momento, a ajuda de um contador pode fazer toda a diferença, além de facilitar sua vida e evitar erros futuros que podem trazer sérios danos.

Ao contrário, da mesma maneira que fazer escolhas erradas pode trazer muitos prejuízos para você, escolher o regime certo pode fazer com que sua clínica odontológica pague menos impostos.

Então, fique de olho também em como funciona a tributação para clínicas odontológicas!

Por isso, conhecer a tributação para dentistas e estar por dentro dos detalhes, seja por conta própria ou com ajuda profissional, é fundamental para ter os melhores resultados na sua empresa.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.