Contratar um contador ou profissional da área para fazer a escolha pode ser um diferencial!
É muito comum que, em algum momento da carreira profissional, o cirurgião-dentista tenha a ideia de abrir seu próprio consultório. Isso envolve automaticamente a tributação para dentistas.
Por isso, se você está nesse momento da sua vida, saiba que é fundamental conhecer mais sobre essa tributação para dentistas evitando futuras dores de cabeça.
Tributação para dentistas envolve o planejamento financeiro de tributos e impostos que o cirurgião-dentista deverá pagar, tanto para os que atuam na pessoa física, quanto para os que escolheram pelo regime autônomo.
Qual a Melhor Tributação Para Dentistas?
Normalmente, são duas as categorias existentes e mais comuns que podem ser escolhidas pelos dentistas:
- Dentista autônomo (pessoa física);
- Dentista empreendedor (pessoa jurídica).
A odontologia está longe de ser a única área em que os profissionais têm dúvidas sobre o que é necessário para se abrir uma empresa. Porém, este artigo é direcionado apenas aos dentistas.
Tributação Para Dentistas Empreendedores x Autônomos
São diversos os benefícios ao se optar trabalhar pelo regime como uma pessoa jurídica. Ao decidir abrir uma empresa, as oportunidades de crescimento, sendo dono e tendo a sua própria equipe, são muito altas.
Porém, por mais que não seja extremamente complicado, também não é um processo simples. Independentemente de qual lado você escolher, sua carga tributária deve ser planejada.
Tributação para Dentistas como Pessoa Física
Se essa será opção, permanecer como autônomo, a forma de calcular seus tributos é feita por meio do IRPF, INSS e o ISS. Existem algumas especificações para esses casos:
- INSS: limitado ao teto de 20% sobre o valor do serviço;
- ISS: Imposto Sobre Serviços (ISS), é um tributo cobrado pelos municípios e pelo Distrito Federal. Por se tratar de um imposto municipal, os valores variam de acordo com cada cidade;
- IRPF: tem uma tabela progressiva de até 27,5% sobre o valor bruto do serviço.
Se essa for de fato sua opção, é importante lembrar-se que é obrigatório estar sempre em dia com seu livro caixa e carnê leão. Dessa forma, é possível comprovar suas obrigações para com a Receita Federal cumpridas.
Tributação para Dentistas Empreendedores
Aqui em nosso país são três os tipos de regimes de tributação para dentistas como pessoa jurídica que, ao abrir a sua empresa, o dentista pode se enquadrar. São eles:
- Simples Nacional
- Lucro Presumido
- Lucro Real
Neste caso, que é necessário saber é que, independente de qual seja o regime escolhido, você não estará isento do pagamento de impostos. Pelo contrário, deverá estar sempre em dia com todos eles.
Por isso, é preciso sim analisar qual será o mais adequado para seu caso. Nesse momento, a ajuda de um contador pode fazer toda a diferença, além de facilitar sua vida e evitar erros futuros que podem trazer sérios danos.
Ao contrário, da mesma maneira que fazer escolhas erradas pode trazer muitos prejuízos para você, escolher o regime certo pode fazer com que sua clínica odontológica pague menos impostos.
Então, fique de olho também em como funciona a tributação para clínicas odontológicas!
Por isso, conhecer a tributação para dentistas e estar por dentro dos detalhes, seja por conta própria ou com ajuda profissional, é fundamental para ter os melhores resultados na sua empresa.