Tudo sobre o tratamento endodôntico e suas técnicas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba quando procurar um endodontista

A higiene oral é importante para um sorriso agradável. No entanto, algumas doenças podem afetar nossa saúde bucal. Como alternativa para alterações e patologias como a cárie, há o tratamento endodôntico.

Algumas doenças se manifestam na raiz e na polpa dentária. Isso causa incômodos e dores. Por isso, o tratamento endodôntico surge como uma solução.

Tratamento endodôntico é toda técnica que tem como objetivo recuperar partes afetadas da polpa dentária, dos canais radiculares e dos tecidos periapicais.

O endodonto é representado pela polpa, dentina e cavidade pulpar. E endodontia é uma especialidade odontológica responsável por estudos de doenças na raiz e polpa dos dentes.

Causas para o tratamento endodôntico

Algumas das razões que podem nos levar a buscar um endodontista:

  • Dor nos dentes;
  • Dor no maxilar (superior) ou na mandíbula;
  • Trauma visível, como dentes escurecidos que podem indicar infecção;
  • Inchaço;
  • Bolhas e pus;
  • Dificuldade para mastigar; e
  • Exposição do nervo.

Procedimentos da endodontia

Dentro do tratamento endodôntico ou tratamento de canal, como também é chamado, encontramos as seguintes técnicas:

  • Tratamento expectante: nesse procedimento, o dentista remove o tecido afetado, assim, ele faz uma proteção na dentina e na polpa. Por fim, ele sela provisoriamente a cavidade;
  • Curetagem pulpar: o dentista remove a parte superficial da polpa coronária caso ela tenha sido exposta e organismos estranhos;
  • Pulpotomia: retirada quase total desse polpa dentária infectada. Ou seja, é apenas feita a retirada parcial da área deteriorada;
  • Pulpectomia: retirada total da polpa dentária. Ou seja, o tecido é inteiramente removido da cavidade bucal por não ter mais salvação; e
  • Tratamento cirúrgico: é a intervenção mais invasiva. O dentista precisa abrir e afastar a gengiva para conseguir visualizar os tecidos que estão infectados ou inflamados. Além dos tecidos, o profissional também tira a raiz infectada. Por fim, é colocado um material que sela a área que foi removida.

Como evitar o tratamento?

Para evitar a visita ao dentista, é preciso dar atenção à higiene oral. Manter os hábitos de limpeza e escovação dos dentes é essencial para diminuir os riscos de problemas futuros.

Por isso, separamos algumas recomendações para você fugir do tratamento de canal:

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias que podem fazer mal a saúde. É importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Com uma saúde bucal em dia, você evita doenças e não precisa passar pelo tratamento endodôntico.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.