Tinta de lula em técnica inovadora de diagnósticos periodontais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Tinta produzida e liberada por lulas auxilia dentistas na realização de diagnósticos

Quando você imagina as utilidades da tinta de lula, o que vem a sua cabeça? Se a sua resposta passar longe dos consultórios odontológicos, saiba que esse material também está presente lá!

Estudos recentes permitiram que fosse elaborada uma técnica inovadora, que combina a tinta de lula com a saúde da sua boca.

Tinta de lula é um líquido de coloração escura, produzida e liberada pela lula. Além de ser muito usado na gastronomia, esse material também pode ser útil para a realização de exames odontológicos.

Utilização da tinta de lula em odontologia

Muita gente desconhece a possível relação entre tinta de lula e odontologia.

Por mais surpreendente que pareça, esse material pode facilitar e otimizar o diagnóstico de doenças na gengiva.

Em geral, quando é realizado um exame para verificar a existência de doenças na gengiva, o dentista se utiliza do procedimento de sondagem periodontal.

Ela é realizada através da sonda periodontal, um instrumento milimetrado, que serve para medir os parâmetros gengivais.

Desse modo, caso a profundidade da gengiva seja maior de 3mm, é provável a ocorrência de uma doença periodontal.

Contudo, esse procedimento é desconfortável para o paciente. Ainda, se não for realizado de maneira adequada, pode provocar o sangramento das gengivas.

Portanto, pesquisas recentes possibilitaram a elaboração de uma técnica inovadora e que se utiliza da tinta de lula!

Como é o diagnóstico de doenças periodontais com tinta de lula?

Essa técnica combina a utilização da tinta com recursos com luzes e ultrassons. Para sua realização, o primeiro passo é fazer com que o paciente bocheche a pasta feita de tinta de lula.

Além da tinta em forma alimentar, essa substância conta com água e amido de milho em sua composição.

Esse bochecho é importante uma vez que, por meio dele, as partículas de tinta ficam presas nas bolsas entre os dentes e as gengivas

Posteriormente, a aplicação da luz laser faz com que a tinta aqueça e inche. A partir de então, as diferenças de pressão nos espaços das gengivas podem ser identificadas pelo ultrassom.

Dessa maneira, o método possibilita a criação de uma espécie de mapa que revela a profundidade gengival em torno de cada dente.

Como evitar a doença periodontal?

A maioria dos casos de doenças na gengiva ou no periodonto poderiam ser evitadas de maneira simples. Isso porque elas são causadas pela ação de bactérias nocivas em nossa cavidade oral.

Por isso, a melhor maneira de evitá-las é manter uma boa higiene bucal! Algumas boas dicas envolvem escovar os dentes ao menos três vezes por dia, incluindo os momentos após as refeições e antes de dormir.

Ainda, o paciente não deve deixar de lado o uso de fio-dental e enxaguante bucal. Esses instrumentos são cruciais para retirar as bactérias que se mantiveram nas regiões mais escondidas da boca, mesmo após a escovação.

Não esqueça também de fazer visitas periódicas ao dentista. Assim, o profissional poderá avaliar a qualidade de sua saúde bucal, inclusive com a realização de exames com tinta de lula, e indicar algum tratamento, se for necessário.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.