Teste de vitalidade pulpar indica problemas na polpa dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como o procedimento é realizado nos consultórios odontológicos

Doenças pulpares podem danificar bastante nossas estruturas dentárias. Por isso, caso haja alguma disfunção, é preciso tratá-la. Uma das etapas do diagnóstico realizada pelo dentista é o teste de vitalidade pulpar.

Logo, o teste de vitalidade pulpar é extremamente importante e pode fazer com que o paciente não precise passar por procedimentos tão agressivos para salvar o seu dente.

Teste de vitalidade pulpar é um procedimento que visa detectar se o órgão dentário do paciente precisa passar por uma terapia pulpar ou não.

Sobre o teste de vitalidade pulpar

Como dissemos anteriormente, é importante que o profissional realize um diagnóstico correto, rápido e preciso.

Tudo isso para que o paciente seja atendido com conforto e obtenha uma resolução satisfatória para o seu problema.

Assim, é importante que o profissional utilize seus conhecimentos para identificar um possível problema que esteja agredindo a boca do indivíduo.

A princípio, é bem difícil constatar se há ou não uma necrose pulpar. Isso ocorre pois a morte da polpa dentária em alguns casos chega a ser assintomática.

Até mesmo quando o paciente começa a sentir incômodos, pode existir uma dificuldade para identificar a natureza da dor.

O diagnóstico é realizado a partir de exames complementares. Uma técnica comum é estimular o possível dente afetado com temperaturas quentes ou frias, enquanto o dentista observa as reações do paciente.

Esta modalidade é chamada de teste térmico, sendo muito popular entre os dentistas do Brasil e do mundo.

Ainda existe o teste elétrico, que também trabalha com a questão da sensibilidade. Eles são bastante parecidos.

Com isso, a dor pode durar alguns minutos, mas isso varia de pessoa para pessoa.

Entretanto, se ela demorar a passar ou o dente não responder, possivelmente o paciente está com uma pulpite irreversível ou com o dente necrosado.

Quando o caso é reversível, a dor acaba assim que o profissional para de estimular o dente. Mas quando o quadro é irreversível, o paciente precisa passar por um procedimento cirúrgico para se livrar do problema.

O que fazer quando há morte pulpar?

Quando ocorre uma morte ou necrose pulpar, a principal solução é o tratamento de canal.

O tratamento endodôntico consiste na remoção do tecido pulpar necrosado ou contaminado da cavidade bucal do paciente.

Assim, o caminho está livre para que o profissional possa realizar a limpeza e desinfecção do interior do canal e selá-lo com material obturador escolhido de acordo com cada situação.

Quando o tratamento de canal é satisfatório, a lesão vai diminuindo com o tempo e assim o osso pode ocupar novamente a região afetada.

O pós-operatório pode exigir com que o paciente consuma remédios como analgésicos e antibióticos. Ainda existem maneiras de prevenir o aparecimento do problema para não precisar passar por nenhuma cirurgia.

Ela ocorre, principalmente, através da higiene bucal bem realizada pelo paciente. É necessário realizar uma boa escovação, além de utilizar o fio e o enxaguante bucal.

Apesar disso, você não deve se acomodar. Qualquer incômodo dental deve ser relatado ao dentista, que definirá se é necessária a realização de um teste de vitalidade pulpar.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.