Termo de desistência de tratamento ortodôntico é necessário?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Trazendo uma maior segurança para o tratamento, é um documento de grande importância

É comum que, por algum problema financeiro, o paciente venha a desistir de seguir com o tratamento que está sendo realizado pelo ortodontista. Para isso, existe um termo de desistência de tratamento ortodôntico.

É fundamental então que o cirurgião-dentista, mais do que conhecimento sobre ele, tenha o termo de desistência de tratamento ortodôntico disponível caso seja necessário.

O termo de desistência de tratamento ortodôntico é um documento que serve para preparar o dentista e o paciente de possíveis imprevistos que venham a acontecer após o tratamento de ortodontia já ter sido iniciado.

O Que é o Termo de Desistência de Tratamento Ortodôntico?

Assim como já explicamos anteriormente, esse documento serve nada mais do que para assegurar ambas as partes caso o paciente venha a desistir do tratamento ortodôntico.

Ele funciona como um contrato de prestação de serviços ortodônticos, assinado por ambos e que informa todas as condições caso haja a desistência.

Algumas informações devem estar muito bem descritas e explicadas neste documento. E é sobre isso que falaremos a seguir!

O Que Consta no Contrato de Tratamento Ortodôntico?

As especificações sobre todos os processos, às vezes até mesmo materiais e tudo que será necessário para o tratamento, devem estar descritos.

Além disso, tanto o preço total do procedimento quanto o valor caso ocorra a desistência também constarão neste contrato.

As consequências em abandonar o tratamento e os riscos de não seguir com as manutenções necessárias, devem estar presentes.

Dessa forma, ele é importante para as questões financeiras do consultório e também para a boa relação com seus clientes e pacientes.

Para evitar que isso aconteça, é importante conhecer então as possibilidades que podem fazer com que seu paciente desista de seguir o tratamento com você. É sobre isso que falaremos a seguir.

Motivos Para Desistir do Tratamento Ortodôntico

Não se espera que o paciente queria abrir mão de seu tratamento no meio do caminho, certo? Porém, algumas situações podem acabar levando a isso, como:

  1. Paciente passando por problemas financeiros. Nesse caso, não é algo que depende do dentista ou consultório, por isso, é fundamental agilizar para que ele possa ser liberado o quanto antes;
  2. Insatisfação com o tratamento. Já nesta situação, há uma relação direta com o profissional. O mais adequado a se fazer então é conversar e esclarecer todo e qualquer problema, a fim de resolver a situação e evitar a desistência. Caso não tenha mais jeito, siga o que foi acordado desde o início;
  3. Incompatibilidade de pagamento. Essa é uma situação um pouco menos comum, uma vez que, normalmente, o paciente está ciente das condições de pagamento antes de iniciar o tratamento. Por isso, esclarecer tudo nas primeiras conversas é fundamental.

Assim como demos um exemplo anteriormente, há casos em que uma boa conversa pode resolver essa situação desagradável.

Porém, jamais contrarie o paciente e, apenas lembre-o do contrato de desistência de tratamento ortodôntico.

Existem outros motivos pelos quais seu paciente possa querer desistir. Dessa forma, independentemente de qualquer que seja a condição, esteja em dia com o termo de desistência de tratamento ortodôntico.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.