Primeira consulta no dentista não é motivo para desespero!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Podendo causar as mais diversas reações e sentimentos, é o primeiro passo a ser tomado

Marcar uma primeira consulta não dói! Pelo contrário, dar esse primeiro passo, às vezes, é o empurrão que precisamos para iniciar novos tratamentos e restabelecer uma rotina benéfica para nossa saúde bucal.

É muito comum que haja um nervosismo e receio na primeira consulta com o dentista. Porém, este é um momento essencial que indicará as primeiras impressões de vários aspectos.

A primeira consulta é basicamente o primeiro contato com do paciente com o profissional que, se der tudo certo, irá atendê-lo por um bom tempo.

Primeira consulta de avaliação do dentista

Passar por esse primeiro processo com o dentista é um dos passos mais importantes para todos os tratamentos. Porém, nem sempre recebe a devida atenção.

Muitas vezes, o paciente acaba se lembrando do seu cirurgião-dentista apenas quando sente algum tipo de desconforto ou observa problemas.

No entanto, muitas pessoas não entendem que essa primeira consulta odontológica é uma avaliação do quadro clínico do paciente, ou seja, de todo seu histórico.

É importante frisar que tanto para o paciente quanto para o profissional, a primeira consulta ao dentista é fundamental para estreitar as relações entre cliente e dentista.

Só depois dessa avaliação com o dentista que será o momento mais apropriado para iniciar o tratamento, de acordo com o que foi analisado.

Para o dentista, é o momento em que ele realizará uma análise minuciosa da saúde bucal de seu paciente. Ele irá determinar quais os tratamentos mais indicados para aquele momento.

Já para o paciente, é a hora de conhecer a estrutura da clínica/consultório. Analisar os equipamentos e profissionais pessoalmente, além de poder ainda conhecer mais seu dentista e ter todas as dúvidas esclarecidas.

Se essa primeira consulta for realizada em caso de urgências, certos detalhes podem passar despercebidos. Por isso, é importante conhecer o seu dentista com antecedência e não apenas quando surge uma alteração.

Dicas para oferecer uma primeira consulta ideal

Ter em mente alguns cuidados e situações que podem ser evitadas a fim de oferecer aos pacientes que irão realizar o primeiro atendimento odontológico é importantíssimo.

Separamos cinco dicas de onde é necessário manter sua atenção nesse momento:

  • Tenha cuidado e preserve a sala de espera. O espaço em que o paciente entrará na sua chegada, funciona como a primeira impressão, por isso, mantenha tudo sempre organizado;
  • Dê valor ao pré-atendimento. Principalmente, no momento em que se recebe o paciente, é importante acalmá-lo caso esteja agitado e presar seu conforto e bem-estar;
  • Demonstre profissionalidade. É importante que o paciente deixe a clínica com a plena certeza de que fez uma boa escolha e siga então o tratamento com o profissional escolhido;
  • Abasteça seu consultório com materiais odontológicos de qualidade. Além de despertar uma certa admiração no paciente, são ainda muito mais efetivos nos tratamentos;
  • Pacientes em primeiro lugar. Afinal, sem eles a clínica não seria nada. Por isso, se preocupar em estar realizando um bom atendimento e assim proporcionando momentos tranquilos para ele é imprescindível.

E a primeira consulta em crianças?

A odontopediatria apresenta diversas características e especificações sobre os cuidados que se deve ter nos primeiros meses de vida do bebê, ou mesmo ainda quando for mais velho.

Nesse caso, o ideal é se informar sobre com qual idade o bebê deve começar a passar com um dentista. Para evitar futuros problemas, faça da primeira consulta como se fosse a última e tire todas dúvidas com seu dentista.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.