Benefícios da técnica escalonada no preparo radicular

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Com diversas particularidades para o seu uso, apresenta vantagens

Realizar o preparo do um canal radicular é um procedimento comum e presente na rotina de um dentista. A técnica escalonada pode ser utilizada para tal função e deve ser do conhecimento dos profissionais.

Dessa forma, realizar uma técnica escalonada pode facilitar o processo. Mas, afinal, como é essa técnica?

Técnica escalonada envolve um recuo progressivo programado dos instrumentos que possuem um maior calibre em direção a cervical.

Proposta por Clem no ano de 1969, é muito utilizada até hoje por vários cirurgiões-dentistas pelo seu ótimo desempenho e resultados.

O Que é a Técnica Escalonada?

Como já citamos, é muito utilizada no preparo do canal radicular. É aplicada principalmente em dentes mono ou poli radiculares, em canais retos ou curvos, em polpa viva ou necrosada.

Existem então quatro variações dessa técnica (também conhecida como step preparation) que são comuns e utilizadas, com diferentes funcionalidades e importância. São elas:

  1. Escalonada Ohio;
  2. Bi-escalonada;
  3. Anticurvatura;
  4. Força balanceada;

Ainda assim, outra característica é o fato de ser principalmente realizada do ápice para a coroa, começando na região apical e terminando no terço médio cervical.

Quais São as Etapas da Técnica Escalonada?

Prima Etapa: preparo apical (batente apical)

  1. Colocar todos os instrumentos no CT;
  2. Descobrir o instrumento memória IA. Esse processo deve ser iniciado com um fino, porém, deve ficar adaptado ao canal. Realizando irrigação ou aspiração e inundação;
  3. Introduzir no canal com movimentos oscilatórios (no sentindo horário e anti-horário até o CT) e de tração contra as paredes, até que o instrumento fique solto no canal. Assim que ele estiver bem soltinho, é o momento de trocar-ló;
  4. Instrumento memória com um CT de 22mm. Essa é a etapa responsável pela formação do batente apical. É realizada a seleção do instrumento anatômico, da forma anatômica do canal reto/curvo e a espessura da dentina.

Segunda etapa: preparo terço médio e cervical em recuo progressivo programado

  1. Aumento sucessivo do calibre das limas com recuo progressivo;
  2. Intercalar com IM no CT;
  3. Diversos procedimentos com lima, realizando sempre a irrigação ou aspiração e inundação.

A técnica deverá então ser finalizada com um instrumento memória, realizando ainda a irrigação ou aspiração e inundação.

Ao realizar o movimento de limagem, é importante tomar cuidado com as paredes do canal radicular e também com os movimentos de pequena amplitude.

Dessa forma, o recomendado é sempre pré-curvar a lima com auxilio de um acessório, gaze estéril ou pinça clinica, tomando todo cuidado possível.

Vantagens da Técnica

A principal vantagem dessa técnica é o fato de conseguir permitir mais capacidade de limpeza, maior penetração da solução irrigadora e uma obturação mais hermética do canal radicular.

Dessa forma, isso só ocorre devido aos objetivos mecânicos que envolvem a escalonada. Assim, são eles:

  • Buscar uma conicidade continua ápicooclusal;
  • Permitir uma matriz dentinária apical
  • Manter a forma original do canal radicular;
  • Manter a forma e posição espacial do forame apical.

Além disso, ela é considerada muito mais eficiente do que a técnica convencional, principalmente quando falamos em evitar a formação do desvio apical.

Muitos estudiosos vêem na técnica escalonada algo muito melhor, que respeita as particularidades anatômicas do canal e traz ainda uma menor formação do desvio apical em relação à técnica convencional.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.