Preparo radicular é um processo endodôntico importante

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como é realizado o preparo radicular e conheça suas principais técnicas

Você já ouviu falar sobre o preparo radicular? A técnica é fundamental para a realização de tratamentos endodônticos.

Além disso, para iniciar a fase da endodontia, é necessário que o profissional se atente a instrumentação utilizada, limpeza e forma da estrutura dentária. Neste artigo falaremos majoritariamente sobre o preparo radicular.

Preparo dos canais radiculares envolve todas as técnicas que visam proporcionar a limpeza e escultura-modelagem do sistema de canais radiculares e de sua obturação. Prevenindo o desenvolvimento de possíveis periapicopatias.

Principais objetivos do Preparo Radicular

Também chamado de instrumentação ou microcirurgia interna, o preparo do canal radicular possui como principais objetivos:

  1. A remoção da infecção ou da polpa inflamada da estrutura dentária;
  2. A obtenção de um espaço adequado para a realização da obturação.

Essa fase microcirúrgica é realizada por meio de instrumentos endodônticos específicos e de soluções químicas auxiliares.

Podemos dizer que a técnica de preparo dos canais radiculares é realizada simultaneamente com a utilização de instrumentos e soluções auxiliares.

Por esse motivo, é também conhecido como preparo bio-químico-mecânico dos canais radiculares.

Como é realizada a preparação dos canais radiculares?

A técnica é realizada por meio de dois fundamentos principais: a instrumentação e administração de soluções químicas que atuam no canal.

A instrumentação é um processo mecânico. Ela visa, por meios de instrumentos, remover detritos, dar forma, esculpir e alisar as paredes dentinárias do canal radicular.

Já as soluções químicas atuam no canal. Desse modo, elas agem durante o preparo sobre os restos necróticos e microrganismos, matérias orgânicas e inorgânicas, somando efeitos na desinfecção do campo em questão.

Existem ainda 4 técnicas que podem ser utilizadas para a realização do preparo do canal radicular. A mais adequada deve ser escolhida pelo dentista. São elas:

  • Técnica telescópica;
  • Técnica de Oregon ou cérvico-apical;
  • Técnica de long beach;
  • Técnica de Deus.

Após o preparo radicular o tratamento de canal pode ser realizado

Após a realização correta do preparo do canal radicular, a estrutura dentária está pronta para receber o tratamento de canal.

Trata-se da recuperação da parte interna (polpa ou nervo) do dente, remoção do tecido pulpar e posterior vedação do canal.

Em resumo, quando um paciente chega ao dentista com o canal em crise, o tratamento consiste em abrir o dente e aliviar a dor. Depois, desalojar as bactérias invasoras dali e, por fim, remendar sua área interna.

A endodontia não dói durante o procedimento. O que pode acontecer é causar certo incômodo depois. Afinal, é considerado uma pequena cirurgia.

A intensidade da inflamação ou do grau de infecção podem interferir nesse desconforto pós-operatório, mas isso não é uma regra exata.

Em alguns estágios de dor ela pode ser amenizada com medicamentos. Mas certamente chegará um momento que estes medicamentos não farão mais efeitos, e a única solução será o tratamento de canal no dente.

Em resumo, o preparo radicular e o tratamento de canal são procedimentos que se completam e, na maioria dos casos, são realizados em conjunto pelo dentista.

Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.