Preparo radicular é um processo endodôntico importante

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como é realizado o preparo radicular e conheça suas principais técnicas

Você já ouviu falar sobre o preparo radicular? A técnica é fundamental para a realização de tratamentos endodônticos.

Além disso, para iniciar a fase da endodontia, é necessário que o profissional se atente a instrumentação utilizada, limpeza e forma da estrutura dentária. Neste artigo falaremos majoritariamente sobre o preparo radicular.

Preparo dos canais radiculares envolve todas as técnicas que visam proporcionar a limpeza e escultura-modelagem do sistema de canais radiculares e de sua obturação. Prevenindo o desenvolvimento de possíveis periapicopatias.

Principais objetivos do Preparo Radicular

Também chamado de instrumentação ou microcirurgia interna, o preparo do canal radicular possui como principais objetivos:

  1. A remoção da infecção ou da polpa inflamada da estrutura dentária;
  2. A obtenção de um espaço adequado para a realização da obturação.

Essa fase microcirúrgica é realizada por meio de instrumentos endodônticos específicos e de soluções químicas auxiliares.

Podemos dizer que a técnica de preparo dos canais radiculares é realizada simultaneamente com a utilização de instrumentos e soluções auxiliares.

Por esse motivo, é também conhecido como preparo bio-químico-mecânico dos canais radiculares.

Como é realizada a preparação dos canais radiculares?

A técnica é realizada por meio de dois fundamentos principais: a instrumentação e administração de soluções químicas que atuam no canal.

A instrumentação é um processo mecânico. Ela visa, por meios de instrumentos, remover detritos, dar forma, esculpir e alisar as paredes dentinárias do canal radicular.

Já as soluções químicas atuam no canal. Desse modo, elas agem durante o preparo sobre os restos necróticos e microrganismos, matérias orgânicas e inorgânicas, somando efeitos na desinfecção do campo em questão.

Existem ainda 4 técnicas que podem ser utilizadas para a realização do preparo do canal radicular. A mais adequada deve ser escolhida pelo dentista. São elas:

  • Técnica telescópica;
  • Técnica de Oregon ou cérvico-apical;
  • Técnica de long beach;
  • Técnica de Deus.

Após o preparo radicular o tratamento de canal pode ser realizado

Após a realização correta do preparo do canal radicular, a estrutura dentária está pronta para receber o tratamento de canal.

Trata-se da recuperação da parte interna (polpa ou nervo) do dente, remoção do tecido pulpar e posterior vedação do canal.

Em resumo, quando um paciente chega ao dentista com o canal em crise, o tratamento consiste em abrir o dente e aliviar a dor. Depois, desalojar as bactérias invasoras dali e, por fim, remendar sua área interna.

A endodontia não dói durante o procedimento. O que pode acontecer é causar certo incômodo depois. Afinal, é considerado uma pequena cirurgia.

A intensidade da inflamação ou do grau de infecção podem interferir nesse desconforto pós-operatório, mas isso não é uma regra exata.

Em alguns estágios de dor ela pode ser amenizada com medicamentos. Mas certamente chegará um momento que estes medicamentos não farão mais efeitos, e a única solução será o tratamento de canal no dente.

Em resumo, o preparo radicular e o tratamento de canal são procedimentos que se completam e, na maioria dos casos, são realizados em conjunto pelo dentista.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!