Saiba tudo sobre a Técnica Bioprogressiva de Ricketts

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Criada pelo Doutor Robert Ricketts, propõe uma análise integrativa do paciente

Todos sabemos que, para a realização dos procedimentos com os melhores resultados, o dentista precisa conhecer as necessidades dos pacientes. No caso da Técnica Bioprogressiva de Ricketts uma boa relação é essencial.

Dessa forma, em constante processo de evolução, a Técnica Bioprogressiva de Ricketts é usada principalmente por ortodontistas que buscam oferecem um tratamento mais humanizado aos pacientes.

Criada pelo ortodontista americano Doutor Robert Ricketts, a Técnica Bioprogressiva de Ricketts é uma filosofia de tratamento ortodôntico. Em resumo, propõe uma analisa do ser humano por inteiro e todas suas características.

O Que é a Técnica Bioprogressiva de Ricketts?

Quando estamos falando sobre essa técnica de tratamento ortodôntico, vários quesitos são avaliados e analisados.

A terapia bioprogressiva, como o próprio nome já indica, consiste em princípios da biologia, juntamente com uma sequência de procedimentos que visam destravar a mandíbula de forma progressiva.

Dessa forma, seu próprio criador a definiu como a filosofia das possibilidades, e não uma técnica restrita às limitação do ortodontista.

Ou seja, isso enfatiza então a importância de um diagnóstico completo que vá além dos aparelhos. Prioriza sempre as reais necessidades de cada um dos pacientes.

Quando a Técnica Bioprogressiva de Ricketts é Indicada?

Um dos princípios básicos dessa técnica é a busca pelo equilíbrio. Sua indicação principal é em correção de casos de má oclusão.

Em todos existem pontos de referência, ou seja, dentes cujas posições deverão ser respeitadas, principalmente quando utilizadas como ancoragem.

Ainda no início do tratamento, é muito útil para destravar a oclusão. O que ela faz é fornecer condições adequadas para que a mandíbula se desenvolva normalmente.

Porém, em alguns casos específicos, pode ainda ser utilizada nos estágios mais tardios do tratamento.

Como Funciona a Técnica Bioprogressiva de Ricketts? Quais Seus Benefícios?

Uma vez que já explicamos o fato desse tratamento priorizar as particularidades dos pacientes, vamos destacar de forma mais didática como isso ocorre.

No preparo de qualquer caso em que a técnica será aplicada, são feitas três importantes perguntas:

  1. Onde estamos? (representa o diagnóstico)
  2. Para onde vamos? (planejamento)
  3. Como chegar lá? (aparatologia)

Essa forma de abordagem procura ampliar o diagnóstico avaliando aspectos interligados, como:

  • Condição respiratória
  • Postura de cabeça
  • Relação côndilo-fossa
  • Nutrição

Quando falamos então dos principais benefícios da técnica, na mecânica do negócio, os arcos seccionados e não fracionados são o maior diferencial.

Ao criar o arco base de Ricketts, o Dr. Robert deu origem a um material que permite deslocamentos dentários em ótimas condições de controle de torque, sem sobrecarregar as unidades de ancoragem.

Dessa forma, esse material permite tratar os problemas verticais antes dos problemas horizontais, tais como as mordidas profundas, gerando então uma grande economia de tempo e de trabalho.

Outro grande aliado nesse processo é o arco utilidade. Essa ferramenta se tornou parte integrante do arsenal ortodôntico utilizado nos períodos das dentaduras mista e permanente.

O nome do arco é uma referência à grande versatilidade que este dispositivo oferece e devido aos vários efeitos positivos que o mesmo pode promover durante o tratamento.

Bom, esse foi um pouco sobre a Técnica Bioprogressiva de Ricketts! Continue acompanhando os conteúdos da Simpatio para se informar sobre todos os aspectos da odontologia.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!