TCC em Odontologia: tire suas dúvidas sobre o tema

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como funciona o TCC na faculdade de odontologia

Você que acabou de entrar para a faculdade ou está prestes a se graduar em odontologia, já pensou sobre o TCC? Ele é essencial para você garantir o diploma de dentista.

Além disso, é só após a aprovação do seu TCC que você pode, finalmente, atuar em algum área da odontologia.

O TCC é o Trabalho de Conclusão de Curso. Ele é o trabalho acadêmico obrigatório feito pelo estudante como uma forma de avaliação. Geralmente é entregue a uma banca de avaliação ao final do curso.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e curiosidade sobre o TCC em odontologia.

Formatos de TCC

Na hora de de iniciar o teste de conclusão de curso, você deve escolher qual o formato da monografia do seu trabalho. Alguns dos mais comuns são:

  • Artigo científico;
  • Artigo de revisão de literatura; e
  • Relatório de pesquisa.

Em todos, o graduando deve realizar o trabalho com a introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, o estudante deve seguir as normas da ABNT.

Mas lembre: as possibilidades de formato devem ser discutidas com o orientador e devem estar de acordo com as normas da faculdade.

Como devo me planejar para o trabalho acadêmico em odontologia?

Uma das primeiras que você deve pensar é no tema. Ele guiará o seu trabalho pelo resto do trabalho acadêmico. Por isso, escolha com cuidado! Selecionamos algumas dicas para a escolha do tema, elas são:

  • Interesse pelo assunto;
  • Referencial teórico sobre o assunto; e
  • Relevância para o nível acadêmico.

Depois que você definir o tema, converse com o seu orientador. Ele é um professor da faculdade ou universidade e será importante na hora de, como o próprio nome sugere, orientá-lo durante a pesquisa.

Importante: é ideal que você se organize dentro da sua análise. Isso porque a pesquisa acadêmica pede por horas de estudo e dedicação. Assim, fique em dia com:

  • Pesquisas;
  • Grupos de estudo; e
  • Conversas com o orientador.

Após a conclusão do trabalho acadêmico, uma banca examinadora avaliará a sua pesquisa. A banca é composta por profissionais que são referências no tema que você escolheu.

Os profissionais avaliam a parte escrita do trabalho e também a parte oral. Mas como assim parte oral? Pois é, você terá de fazer uma apresentação oral da sua pesquisa. Por isso, estude e tente ao máximo ficar relaxado.

Após a avaliação, a banca dará uma nota para o aluno. Caso o aluno ganhe uma nota adequado, parabéns! Já está na hora de comemorar o seu diploma.

Formação acadêmica na Odontologia

Agora que você já conhece informações importantes sobre o trabalho de conclusão de curso em odontologia, que tal conhecer um pouco mais sobre a sua formação completa?

A duração do curso de odontologia é de 5 anos, com todos os cursos da matriz curricular presenciais.  A grade vai variar de uma faculdade de odontologia para a outra.

Além disso, a grade varia de ano para ano. No entanto, as matrizes estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC) devem ser respeitadas e cumpridas.

Assim, há conteúdos que devem ser obrigatoriamente ensinados em todas as faculdades. No entanto, o nome dado a disciplina pode variar. Nos primeiros semestres, as matérias são mais teóricas.

E só a partir do terceiro semestre que as aulas práticas começam a aparecer. Separamos as matérias em duas classificações: introdutórias e específicas.

Em todas as instituições, o estágio é obrigatório para a formação. E, é no final de todo o curso, que você deve realizar a pesquisa acadêmica.

Quando você finalizar a faculdade e já estar com o seu diploma, você atua como um cirurgião-dentista. Assim, atendimentos clínicos e tratamentos que são básicos serão a sua área de atuação.

Além disso, caso você queira se especializar em alguma área, como odontopediatria, você deve fazer cursos especiais e uma pós-graduação.

Agora que você já conhece tudo sobre a faculdade de odontologia e sobre TCC, foque nos estudos e se torne um dentista de sucesso!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.