PACIENTES

Tártaro na contenção ortodôntica: Como evitar esse problema?

Tártaro na contenção ortodôntica: Como evitar esse problema?

Manter uma boa saúde bucal é recomendado em qualquer etapa do tratamento ortodôntico, desde o uso do aparelho até o uso da contenção

Ao retirar o aparelho ortodôntico, alguns pacientes acabam relaxando no cuidado com a higiene bucal, fator que, consequentemente, leva ao acúmulo de tártaro na contenção ortodôntica.

No entanto, em casos em que há presença de tártaro na contenção ortodôntica, normalmente a medida correta a se seguir é consultar o dentista o mais rápido possível.

Afinal, o tártaro na contenção ortodôntica nada mais é do que o acúmulo de placa bacteriana que se calcificou. O paciente pode até utilizar métodos para amolecer o biofilme endurecido, mas será difícil retirá-lo.

Além disso, dependendo do que o paciente fizer, é possível que ele apenas agrave a situação ou gere problemas para a saúde bucal.

Como remover o tártaro na contenção ortodôntica?

Num primeiro momento, precisamos entender que o acúmulo de tártaro ocorre principalmente por um descuido por parte do paciente com a sua saúde bucal, deixando a placa bacteriana endurecer. Para que ela se instale no aparelho de contenção, demora um tempo.

Por outro lado, assim como o tártaro presente nos dentes sem qualquer aparelho ortodôntico, não é tão simples retirar a placa do dente.

Existe alguma técnica específica para retirar o tártaro?

O tártaro é mais duro que a placa bacteriana. Então, o profissional usa técnicas e instrumentos específicos para realizar a limpeza dos dentes, retirando o cálculo dental.

Essa limpeza, por sua vez, consiste em dois passos, que são:

  1. Uma raspagem que realiza a remoção dos depósitos de placa bacteriana e de tártaro;
  2. O polimento dos dentes, deixando sua superfície bem lisa e diminuindo imperfeições.

Após finalizado este procedimento, o dentista deve indicar ao paciente que realize uma boa higienização dos dentes, evitando que o bio filme endureça e se acumule na contenção ortodôntica.

O que deve ser feito para não acumular tártaro na contenção?

A principal recomendação para todos os pacientes que querem evitar que a contenção ortodôntica fixa fique com tártaro é possuir uma higiene bucal impecável, removendo os restos de alimentos e não deixando que as bactérias se proliferem.

Para isso, o paciente deve escovar os dentes ao acordar, antes de dormir e após as refeições, lembrando sempre de passar o fio dental, que limpa as cavidades interdentais que não podem ser alcançadas pela escova. Fora isso, ele pode complementar a higienização com o enxaguante bucal.

É aconselhado consultar o dentista periodicamente para que ele analise a situação da sua saúde bucal, diagnosticando eventuais problemas.

Problemas causados pelo acúmulo de tártaro

Se a placa bacteriana endurecida não for retirada, o paciente pode desenvolver diversos problemas bucais, que começam geralmente com uma inflamação gengival, causando inchaço, vermelhidão, dor e sangramento.

Agora, se o quadro se agravar, a pessoa pode ter:

Portanto, a recomendação é ter uma boa higiene bucal sempre, evitando o acúmulo de tártaro na contenção ortodôntica ou nos dentes.

ACESSO RÁPIDO
    Valdir de Oliveira
    Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

    Leia também