Importância da odontologia legal para a tanatologia forense

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Conheça a relação entre a odontologia e os estudos da tanatologia forense

A odontologia é muito importante para preservação da qualidade de vida do ser humano. Contudo, os estudos da cavidade oral podem ser úteis até mesmo no momento após a morte. É aí que a odontologia se encontra com a tanatologia forense.

A união da odontologia com a tanatologia forense ajuda a esclarecer crimes e mistérios envolvendo uma morte.

Tanatologia forense é o ramo da medicina que estuda o morto e as causas de sua morte.

Relação entre Odontologia e Tanatologia Forense

Uma vez que os dentes são os órgãos que mais duram no nosso corpo, é comum que haja a associação entre a tanatologia forense e odontologia legal para fazer identificação de um corpo após sua morte.

Além disso, os avanços na tecnologia e nos estudos de ambas as áreas já permitem que a odontologia ajude a determinar vários fatores relacionados à morte, como o mecanismo, a causa e o tempo.

Para isso, são feitas análises de lesões extra e intra bucais, com a identificação dos seus respectivos agentes produtores.

A escolha do tipo ideal de acesso a cavidade bucal e a identificação da presença de dentes rosáceos ou outros tipos alterações cromáticas também é beneficiada pela junção das áreas.

O que é odontologia legal?

A odontologia legal é a especialidade odontológica que une o conhecimento da odontologia e do direito.

Seu principal objetivo é a pesquisa dos fenômenos psíquicos, físico, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem, vivo, morto ou ossada, resultando em lesões que podem ou não ser reversíveis.

Por isso, a atuação do perito em odontologia legal também se estende para a análise, perícia e avaliação de eventos da odontológicos, dependendo do requerimento da justiça.

Mas, afinal, em que áreas atua um perito em odontologia legal?

Um dentista especializado em odontologia legal pode atuar nas áreas de:

  • Identificação humana;
  • Avaliação do sistema estomatognático;
  • Perícia logística no vivo, no morto, integro ou em partes em fragmentos;
  • Perícia, avaliação e planejamento em infortunística;
  • Perícia em área administrativa;
  • Balística forense;
  • Perícia em foro civil, criminal ou trabalhista;
  • Perícia em vestígios correlatos, inclusive de manchas ou líquidos oriundos da cavidade bucal ou nela presentes;
  • Exames por imagens para fins odonto-legais;
  • Exames por imagem para fins periciais;
  • Tanatologia forense; elaboração de: autos, laudos, pareceres; relatórios e atestados;
  • Traumatologia odonto-legal;
  • Deontológica;
  • Orientação odonto-legal para o exercício profissional;
  • Avaliação do complexo BUCO-MAXILO-FACIAL.

Quais técnicas são utilizadas pela odontologia legal?

Uma das técnicas mais utilizadas pelos peritos em odontologia legal é a identificação de cadáveres por meio do exame da arcada dentária.

Além disso, o profissional também pode ser chamado para esclarecimento de falsidade ideológica. Nesses casos, são utilizadas as técnicas de conferência do grau de mineralização dos dentes. Desse modo, a verdadeira idade de uma pessoa pode ser revelada.

O exame da estrutura bucal de uma pessoa também pode ser essencial para confirmação e esclarecimentos de casos nos quais existam acusações de lesão corporal.

Ainda, o profissional pode atuar fazendo análises e laudos em casos de pedidos de indenização relacionados à responsabilidade civil por erro odontológico, dano estético ou lesão bucal.

Dessa maneira, é possível notar que, além da tanatologia forense, a odontologia legal auxilia a atuação da justiça em diversos ramos da sociedade.

Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.