Será que o complemento vitamínico com ferro prejudica os dentes?
A saúde de uma criança é a grande prioridade para qualquer pai ou mãe. Em casos de deficiências nutricionais, é comum que os pediatras receitam a ingestão de complementos vitamínicos, como o ferro. Contudo, a suspeita de que o sulfato ferroso estraga os dentes deixa muitos pais com um pé atrás.
Continue a leitura para desvendar o mistério: afinal, sulfato ferroso estraga os dentes ou não?
Sulfato ferroso estraga os dentes por provocar o aparecimento de manchas pigmentadas e escuras nos elementos da arcada dentária.
Qual a função do sulfato ferroso?
O sulfato ferroso é um complemento vitamínico rico em ferro.
Dessa maneira, ele é frequentemente utilizado para o tratamento ou prevenção de casos de anemia, principalmente em mulheres grávidas ou crianças entre 6 e 18 meses de idade.
O sulfato ferroso estraga os dentes?
A resposta para essa pergunta que muitas mães se fazem ao notar o aparecimento de manchas escurecidas nos dentes de seus filhos é: sim.
O manchamento dental por sulfato ferroso ocorre pela ligação entre os íons metálicos presentes no complemento vitamínico e a placa bacteriana presente nos elementos da arcada dentária.
Desse modo, os dente passam a apresentar manchas enegrecidas de tamanhos variados. Essas manchas são extrínsecas, o que significa que acometem a superfície dos dentes e não o seu interior.
O que fazer em caso de manchas por sulfato ferroso?
A melhor solução para o problema de dentes manchados por sulfato ferroso é manter uma boa higiene oral. Isso porque a escovação adequada vai dificultar e até impedir o acúmulo da substância nos dentes.
Assim, algumas bocas dicas são:
- Escovar os dentes ao menos três vezes por dia, incluindo nos momentos após acordar, após as refeições e antes de dormir;
- Não esqueça de escovar também a língua, uma vez que nela também pode haver o acúmulo de bactérias.
- Utilizar escovas de cerdas macias. Isso porque escovas que contam com cerdas muito duras provocam o desgaste do esmalte dentário e traumas na gengiva;
- Fazer movimentos leves durante a escovação. Assim como as escovas de cerdas duras, movimentos agressivos e bruscos também trazem malefícios para os dentes;
- Escolher o creme adental adequado, indicado pelo médico dentista;
- Complementar a escovação com o uso de fio dental. Essa ferramenta é uma boa auxiliar para retirar aqueles restos de alimentos que se mantém presos no sorriso, mesmo após a escovação;
- Utilizar também o enxaguante bucal indicado pelo profissional da odontologia para potencializar ainda mais a limpeza da cavidade bucal. Essa substância age no controle químico das bactérias, e proporcionar um hálito agradável.
Além disso, caso as manchas por sulfato férrico persistam, é possível remover os pigmentos através de um procedimento de profilaxia, realizado no consultório do dentista.
Em geral, essa limpeza será feita a cada três meses durante o tempo em que o complemento vitamínico continuar sendo ingerido.
Devo interromper a ingestão de sulfato ferroso se manchas aparecerem nos dentes?
É de extrema importância ressaltar que a ingestão da substância não seja interrompida sem a prévia orientação do médico pediatra.
Muitos pais e mães se inquietam com a ideia de que sulfato ferroso estraga os dentes. Contudo, uma vez que as manchas resultantes são removíveis e transitórias, a estética dental da criança não deve ser motivo de preocupações.