Sulfato ferroso estraga os dentes de bebês e crianças?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Será que o complemento vitamínico com ferro prejudica os dentes?

A saúde de uma criança é a grande prioridade para qualquer pai ou mãe. Em casos de deficiências nutricionais, é comum que os pediatras receitam a ingestão de complementos vitamínicos, como o ferro. Contudo, a suspeita de que o sulfato ferroso estraga os dentes deixa muitos pais com um pé atrás.

Continue a leitura para desvendar o mistério: afinal, sulfato ferroso estraga os dentes ou não?

Sulfato ferroso estraga os dentes por provocar o aparecimento de manchas pigmentadas e escuras nos elementos da arcada dentária.

Qual a função do sulfato ferroso?

O sulfato ferroso é um complemento vitamínico rico em ferro.

Dessa maneira, ele é frequentemente utilizado para o tratamento ou prevenção de casos de anemia, principalmente em mulheres grávidas ou crianças entre 6 e 18 meses de idade.

O sulfato ferroso estraga os dentes?

A resposta para essa pergunta que muitas mães se fazem ao notar o aparecimento de manchas escurecidas nos dentes de seus filhos é: sim.

O manchamento dental por sulfato ferroso ocorre pela ligação entre os íons metálicos presentes no complemento vitamínico e a placa bacteriana presente nos elementos da arcada dentária.

Desse modo, os dente passam a apresentar manchas enegrecidas de tamanhos variados. Essas manchas são extrínsecas, o que significa que acometem a superfície dos dentes e não o seu interior.

O que fazer em caso de manchas por sulfato ferroso?

A melhor solução para o problema de dentes manchados por sulfato ferroso é manter uma boa higiene oral. Isso porque a escovação adequada vai dificultar e até impedir o acúmulo da substância nos dentes.

Assim, algumas bocas dicas são:

  • Escovar os dentes ao menos três vezes por dia, incluindo nos momentos após acordar, após as refeições e antes de dormir;
  • Não esqueça de escovar também a língua, uma vez que nela também pode haver o acúmulo de bactérias.
  • Utilizar escovas de cerdas macias. Isso porque escovas que contam com cerdas muito duras provocam o desgaste do esmalte dentário e traumas na gengiva;
  • Fazer movimentos leves durante a escovação. Assim como as escovas de cerdas duras, movimentos agressivos e bruscos também trazem malefícios para os dentes;
  • Escolher o creme adental adequado, indicado pelo médico dentista;
  • Complementar a escovação com o uso de fio dental. Essa ferramenta é uma boa auxiliar para retirar aqueles restos de alimentos que se mantém presos no sorriso, mesmo após a escovação;
  • Utilizar também o enxaguante bucal indicado pelo profissional da odontologia para potencializar ainda mais a limpeza da cavidade bucal. Essa substância age no controle químico das bactérias, e proporcionar um hálito agradável.

Além disso, caso as manchas por sulfato férrico persistam, é possível remover os pigmentos através de um procedimento de profilaxia, realizado no consultório do dentista.

Em geral, essa limpeza será feita a cada três meses durante o tempo em que o complemento vitamínico continuar sendo ingerido.

Devo interromper a ingestão de sulfato ferroso se manchas aparecerem nos dentes?

É de extrema importância ressaltar que a ingestão da substância não seja interrompida sem a prévia orientação do médico pediatra.

Muitos pais e mães se inquietam com a ideia de que sulfato ferroso estraga os dentes. Contudo, uma vez que as manchas resultantes são removíveis e transitórias, a estética dental da criança não deve ser motivo de preocupações.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

One Reply to “Sulfato ferroso estraga os dentes de bebês e crianças?”

  1. Oi, tenho 14 anos e tenho manchas disso no meu dente, mantenho higiene bucal perfeita e não sai, nunca saiu. Minha dentista disse que não tem o que fazer…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.